NotíciasOpinião

Criticar, Julgar, Ajudar: Qual será a sua atitude?

Sem sombra de dúvidas, essas três atitudes refletem de forma lógica a capacidade humana de tomar decisões e avaliar situações. Muitas vezes, ao decidir e avaliar, enfrentamos frustrações que podem nos levar a criticar ou julgar os outros. No entanto, não devemos criticar ou julgar as decisões alheias, pois nosso dever é, acima de tudo, ajudar.

Ajudar pode ser uma decisão difícil para alguns, mas é uma atitude extremamente louvável. Demonstrar amor ao próximo exige que reavaliemos nossas críticas e evitemos julgar, pois essa é uma situação delicada. Não cabe a nós sentenciar pessoas por suas atitudes, mas sim estender a mão e oferecer ajuda sempre que possível.

Criticar

O que é criticar o direto Censurar, falar mal; apontar ou ressaltar as imperfeições de algo ou de alguém: a vizinha criticou seu comportamento.

A crítica conceito de crítica implica a decisão sob a forma de julgamento (bem como a questão a respeito do direito de julgar) – e, nessa medida, guarda uma relação essencial com a esfera do direito.

Julgar

O Senhor deu-nos um alerta para nos orientar nos julgamentos que fazemos dos outros: “Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados e com a medida com que medirdes vos hão de medir a vós. E por que reparas no argueiro que está no olho de teu irmão, mas não atentas para a trave que está no teu olho?

A palavra julgar é ser juiz de si mesmo; avaliar-se; crer-se.

O que Jesus ensina sobre julgar as pessoas
“Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e à medida que usarem, também será usado para medir vocês.”(2) Jesus aqui proíbe que julguemos, pois, julgar é falhar no perdão.

Ajudar

O que é que significa ajudar e contribuir para que outrem faça alguma coisa.

A importância de ajudar de acordo com pesquisas, ajudar outras pessoas faz a sua mente funcionar ainda melhor já que fornece uma sensação neuroquímica de recompensa. Quando você faz algo para ajudar o próximo, seu organismo produz hormônios da felicidade e endorfinas que promovem emoções positivas.

Nós ajudamos ao ajudar outra pessoa, o corpo libera oxitocina — um hormônio que ameniza essas emoções negativas, gerando uma sensação de bem-estar e ativando os centros de recompensa do cérebro.

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *