Vitória pega o Atlético-GO para respirar na luta contra o Z-4
Oito jogos sem vencer, cinco derrotas seguidas, eliminação na Copa do Brasil, zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. São muitos os elementos que colocam o Vitória em seu pior momento na temporada 2024. Mas, no futebol, não há nada que não possa piorar. Por isso, o Rubro-Negro encara o Atlético-GO, neste sábado, com a obrigação de reagir para não se complicar ainda mais na única competição que resta no ano.
Os números ruins do Vitória, inclusive, já fazem o clube ir além da temporada 2024 e alcançar marcas históricas. Com as cinco derrotas seguidas, por exemplo, o Rubro-Negro igualou 2010, no último ano que teve uma sequência de resultados negativos tão ruim.
Como praxe, o momento ruim provoca mudanças no Vitória. A primeira foi a demissão de Léo Condé e contratação de Thiago Carpini, que estreou na derrota para o Botafogo, pela Copa do Brasil. A segunda foi a rescisão de contrato do capitão do time, o lateral-direito Zeca. A terceira foi a saída do zagueiro Zapata. E outras tantas estão por vir.
– A primeira vitória vai nos trazer mais confiança para a sequência. Temos que aproveitar os períodos de treinos, otimizar a equipe e usar o que temos de melhor. Temos que nos unir para dar uma resposta positiva ao torcedor, que está carente de bons resultados – disse Carpini após o último jogo do Vitória, que está na 18ª posição do Z-4, com um ponto.
Ao menos Thiago Carpini teve nove dias para ajustar o Vitória. É o segundo período “longo” de preparação do treinador recém-contrato, que também teve um intervalo de seis dias até a última partida contra o Botafogo.
Mas é bom que Carpini tenha aproveitado bem o período livre, já que o Vitória vai entrar, a partir do jogo contra o Atlético-GO, em uma sequência de partidas em intervalos mais curtos. Algumas delas contra rivais diretos na luta contra o Z-4.
Os desfalques da vez são o volante Rodrigo Andrade, com uma lesão na panturrilha, e o atacante Mateus Gonçaves, com trauma no joelho. Willian Oliveira é favorito a herdar a vaga no meio-campo, mas Léo Naldi e Jean Mota correm por fora.
As principais dúvidas sobre a escalação estão no ataque, que pode ter Daniel Jr., um dos poucos destaques do Leão no jogo contra o Botafogo, como titular. Recuperado de lesão, Willean Lepo retorna à lateral direita após a saída de Zeca.
O provável time titular tem: Lucas Arcanjo, Willean Lepo, Bruno Uvini, Wagner Leonardo e PK; Willian Oliveira [Léo Naldi] [Jean Mota], Dudu e Matheusinho; Daniel Jr. [Luiz Adriano], Iury Castilho [Osvaldo] e Janderson.
O Jogo
Vitória x Atlético-GO, 7ª rodada da Série A
- Quando: sábado, 1º de junho;
- Onde: Barradão, Salvador;
- Horário: 16h (de Brasília);
- Time provável: Lucas Arcanjo, Willean Lepo, Bruno Uvini, Wagner Leonardo e PK; Willian Oliveira [Léo Naldi] [Jean Mota], Dudu e Matheusinho; Daniel Jr. [Luiz Adriano], Iury Castilho [Osvaldo] e Janderson;
- Desfalques: Camutanga (suspenso); Rodrigo Andrade, Mateus Gonçalves, Everaldo, Felipe Vieira e Raul Cáceres (em recuperação de lesão);
- Pendurados: Dudu e Lucas Esteves;
- Arbitragem: Árbitro: Kleber Ariel Goncalves da Silva (PR) apita o jogo auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA/SP) e Brigida Cirilo Ferreira (FIFA/AL). Daiane Muniz (FIFA/SP) é o árbitro de vídeo.
(GE Bahia)