Vera Cruz: CIA da Ilha agora só de recordações
Nos últimos dias, a redação do site Visão Cidade recebeu inúmeras perguntas de moradores de Vera Cruz preocupados com a cultura do município. A questão mais frequente foi: por que acabou a CIA da Ilha, a quadrilha junina vencedora de vários concursos estaduais e nacionais?
Segundo informações extraoficiais, essa atividade cultural foi encerrada em 2022, deixando uma grande lacuna. A CIA da Ilha era admirada por toda a população e incentivava as escolas locais a formarem suas próprias quadrilhas. As competições na praça central selecionavam dançarinos talentosos para integrarem a renomada quadrilha.
Após 17 anos de conquistas e de brilho, a interrupção da CIA da Ilha foi uma grande decepção. A quadrilha era um motivo de orgulho para os dançarinos, que se dedicavam o ano todo para representar Vera Cruz da melhor forma possível. Para os fãs, a perda vai além da decepção, já que muitos viajavam com torcidas organizadas para acompanhar as apresentações. O fim da quadrilha resultou em dois anos sem a essência cultural junina no município.
A redação do Visão Cidade tentou contato com o ex-secretário de Educação e atual secretário do município e com o atual responsável pela pasta e obteve a seguinte resposta eviada pelo atual secretario de educação do municipio “Aconteceu uma apresentação de 7 Quadrilhas Juninas Escolares . Das Escolas de Vera Cruz.Ontem a noite a população do Baiacu assistiu a apresentação da Quadrilha Junina da Escola João José de Macedo com mais de 70 componentes da comunidade”.
Fica a pergunta feita por todos os moradores de Vera Cruz sobre a quadrilha CIA da Ilha não obtivemos resposta “o que estão fazendo com a cultura municipal?”
Como diz o senhor Osvaldo: “Como outras culturas tradicionais da ilha de Itaparica, a CIA da Ilha também se acabou ou adormeceu.”
Imagem mera recordação
Visão Cidade