Saúde de Salvador firma parceria com Osid para implementação de Serviço de Hemodinâmica
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), assinou nesta quarta-feira (5) uma parceria com a Associação Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) para a implementação do Serviço de Hemodinâmica na capital baiana. Com o convênio, a Prefeitura vai repassar recursos destinados à reforma de espaço físico destinado ao serviço.
A iniciativa também irá garantir posteriormente, além da reforma, incentivos para aquisição de equipamentos, para instituições privadas filantrópicas que realizam atendimento 100% SUS. A vice-prefeita e então gestora da SMS, Ana Paula Matos, destacou a importância da assinatura do convênio para a ampliação dos serviços de saúde de Salvador.
“Me honra dizer que trabalhamos em parceria durante todo tempo que estive à frente da pasta, e hoje, na minha saída, encerro este ciclo com esse importante ato com as Obras Sociais Irmã Dulce. Firmamos o compromisso de oferecer assistência especializada de forma integral aos pacientes da Osid. O convênio assinado promove o desenvolvimento de ações de prevenção e detecção precoce de doenças do sistema cardiovascular, neurológico e vascular, ampliando acesso à saúde e qualificando o atendimento”, afirmou.
A hemodinâmica é uma técnica usada para avaliar as funções do coração e dos vasos sanguíneos, podendo ser indicada para o diagnóstico e tratamento condições, como infarto, cardiopatia congênita, aneurisma, mau funcionamento das válvulas cardíacas e AVC e pode usada em exames e procedimentos como cateterismo cardíaco, angioplastia, angiografia e implante de stent, sendo usado nas áreas de cardiologia, neurologia, radiologia e cirurgia vascular.
De acordo com Maria Rita Pontes, superintendente da OSID, a parceria tem impacto positivo para os soteropolitanos. “Muitas pessoas que estão nas filas, nas UPAs, aguardando cirurgias cardiovasculares, neurológicas serão beneficiadas. É bom para a Prefeitura e também para nós, ampliando o serviço, bem como o leque de pessoas assistidas pela obra e qualificando a nossa instituição”, declarou.
SECOM
Foto: Adam Vidal/ Secom