Geraldo Júnior lança pré-candidatura à prefeitura de Salvador; confira outros pré-candidatos na disputa
Geraldo Júnior (MDB)
O vice-governador Geraldo Júnior (MDB) se apresentou, nesta quinta-feira (6), como pré-candidato à prefeitura de Salvador em evento realizado na Arena Fonte Nova.
Geraldo Júnior, de 55 anos, é radialista, advogado e pós-graduado em processo civil. Foi vereador de Salvador e secretário municipal na gestão do ex-prefeito, ACM Neto, do então Democratas. Em 2022, mudou de base política e, no ano seguinte, foi eleito vice-governador da Bahia na chapa com Jerônimo Rodrigues, do PT. Essa é a primeira vez que concorre à prefeitura da capital.
Juntamente com Geraldo Júnior, Fabya Reis, do PT, foi anunciada como pré-candidata à vice-prefeita. Ela é administradora, tem mestrado em sociologia e é pós-doutora em ciências sociais. Fabya Reis deixou o cargo de secretária de Assistência e Desenvolvimento Social para poder disputar as eleições deste ano.
Bruno Reis (União Brasil)
Prefeito Bruno Reis (União Brasil) lança pré-candidatura em Salvador — Foto: Henrique Mendes/TV Bahia
O atual prefeito de Salvador, Bruno Reis, do União Brasil, anunciou a pré-candidatura à reeleição, na segunda-feira (03), num evento realizado em um hotel, no bairro do Stiep, em Salvador.
Bruno Reis, de 47 anos, é advogado, professor, pós-graduado em finanças e mestre em desenvolvimento e gestão social. Foi por duas vezes deputado estadual, vice-prefeito, na gestão de ACM Neto, além de comandar várias secretarias municipais antes de se tornar prefeito da capital baiana em 2020.
Ao lado de Bruno Reis, a professora, advogada e administradora, Ana Paula Matos, do PDT, foi apresentada como pré-candidata à reeleição ao cargo de vice-prefeita. Ela é também atual secretária municipal de Saúde e, de acordo com a legislação eleitoral, deve deixar o cargo até o dia 06 de junho para poder disputar as eleições deste ano.
Victor Marinho (PSTU)
PSTU lança a pré-candidatura de Victor Marinho à prefeitura de Salvador — Foto: Divulgação/PSTU
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) lançou, na segunda-feira (13), a pré-candidatura de Victor Marinho à prefeitura de Salvador.
Segundo o partido, a decisão foi aprovada pelos membros do diretório municipal. O nome do candidato a vice-prefeito não foi definido.
Victor Marinho tem 26 anos, é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e é pesquisador no Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas (Lemarx —Faced/Ufba). Ele participa do movimento estudantil e integra o Coletivo Rebeldia – Juventude da Revolução Socialista.
Kleber Rosa (PSOL)
Kleber Rosa e Dona Mira, pré-candidatos a prefeito e vice-prefeita de Salvador — Foto: Henrique Mendes/TV Bahia
Em 13 de abril, o professor da rede estadual e investigador da Polícia Civil da Bahia, Kleber Rosa (Psol), teve a pré-candidatura à prefeitura de Salvador lançada, em um evento realizado na Casa do Olodum, no Pelourinho, Centro Histórico da capital baiana.
Kleber integra a federação Psol-Rede e tem como pré-candidata à vice-prefeita de Salvador Miralva Alves Nascimento, mais conhecida como Dona Mira (Psol). A federação é uma novidade das eleições municipais de 2024 e difere da coligação, que estabelece a união somente no período eleitoral.
Esta é a primeira vez que Kleber se apresenta como pré-candidato à prefeitura de Salvador. Em 2022, ele foi candidato ao governo estadual.
Kleber é soteropolitano, tem 49 anos, é casado e pai de dois filhos. Ele também é cientista social, ativista do movimento negro e atual coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia (Fetrab). Dona Mira é educadora popular e coordenadora do Movimento dos Sem-Teto na Bahia.
Eslane Paixão (UP)
Eslane Paixão em registro para as eleições de 2022 — Foto: DivulgaCand
O partido Unidade Popular anunciou, oficialmente, o nome de sua presidente, Eslane Paixão, como pré-candidata à prefeitura de Salvador. Ela é natural de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, radicada na capital, tem 29 anos, e é militante dos movimentos popular e estudantil. O nome do vice não foi divulgado.
O lançamento de pré-candidaturas não está estabelecido no calendário eleitoral. As candidaturas são oficializadas nas convenções partidárias, que serão realizadas entre 25 de julho e 5 de agosto.
As eleições em 2024 acontecerão em 6 de outubro, no caso do primeiro turno, e também no dia 26, caso exista necessidade de segundo turno em algumas cidades.