NotíciasSalvador

Prefeitura-Bairro do Subúrbio é palco de serviço gratuito de emissão de 2ª via de certidão

A Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas é palco esta semana do “Registre-se”, campanha da 2ª Semana Nacional de Registro Civil. A ação acontece até a próxima sexta-feira (17), das 8h às 16h, na Rua Pará, 15, em Paripe.

A ação, promovida pelas Prefeituras-Bairro em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), tem como objetivo combater o sub-registro e ampliar o acesso à documentação básica por pessoas vulneráveis. Entre os serviços gratuitos ofertados estão a emissão de 2ª via de certidão de nascimento, de óbito e de casamento, além de orientações gerais sobre procedimentos dos cartórios de registro civil, como paternidade, alteração de prenome e registro tardio.

O secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), Luciano Sandes, destacou a importância da descentralização de serviços para facilitar a vida dessas pessoas. “Nada mais nobre do que a pessoa ter o seu próprio documento, ter o seu próprio reconhecimento que está ali como cidadão. Estamos comprometidos em promover a inclusão e a cidadania em todos os cantos da nossa cidade”, pontuou.

O gestor da Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas, Afonso Celso, afirmou que a localidade escolhida é uma das que mais abriga pessoas em vulnerabilidade social. “Nossa população é bastante carente. Às vezes, alguém teve sua casa alagada devido a muita chuva e acabou perdendo sua documentação. Então é muito importante fazer essas ações para ajudar a nossa comunidade, acolhendo todas esses bairros aqui do Subúrbio’, acrescentou.

Atendimento – O cidadão interessado deverá levar qualquer documento que indique os dados de registro, como a carteira de identidade, acompanhado de um comprovante de residência. O atendimento é por ordem de chegada. São distribuídas 100 senhas por dia na triagem.

Katia Menezes, moradora do bairro Rio Sena, estava precisando da segunda via da certidão de nascimento da filha e conseguiu resolver de forma tranquila e rápida. “Fiquei sabendo através de uma amiga minha da ação, aí eu vim e consegui evitar o cartório. Achei o atendimento muito bom e prestativo. Ficou ótimo, pertinho de casa, facilita”, disse.

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Iann Jeliel/Secom PMS

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *