Léo Condé é demitido do Vitória
A dança das cadeiras no Vitória foi rápida. Pouco depois de anunciar a demissão do técnico Léo Condé, nesta terça-feira (14), o clube já acertou com um substituto. Thiago Carpini, ex-Juventude e São Paulo, assumirá a equipe rubro-negra no restante da temporada. Ele deve chegar à Toca do Leão com dois auxiliares e um preparador físico.
O profissional de 39 anos está na Europa neste momento. Ele viajou ao continente para acompanhar jogos e trabalhos realizados em equipes estrangeiras, mas deve retornar ao Brasil nesta quarta-feira (15).
Carpini começou sua trajetória como técnico em times do interior de São Paulo, como Guarani, Oeste, Inter de Limeira e Água Santa. Ganhou notoriedade neste último, após conduzir o clube ao vice do Campeonato Paulista, em 2023. Na época, o time fez uma sequência de bons resultados e alcançou a final estadual, mas acabou sendo superado pelo Palmeiras na decisão, após vencer em casa por 2×1 e perder fora por 4×0.
Do Água Santa, Carpini seguiu para o Juventude, para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro daquele ano. O treinador tirou a equipe de Caxias do Sul da zona de rebaixamento da Segundona e a conduziu ao vice-campeonato da competição, com 65 pontos. O clube ficou atrás justamente do Vitória de Léo Condé, campeão com 72 pontos.
No início de 2024, o técnico fechou com o São Paulo. Na época, o tricolor aceitou pagar a multa de pouco mais de R$ 1 milhão para tirar o profissional do Juventude. Mas a passagem foi curta. A eliminação precoce no Paulistão, diante do Novorizontino, assim como desempenhos ruins na Libertadores e no início do Brasileirão pesaram contra Carpini, que foi demitido em abril.
No total, o comandante esteve à frente do São Paulo em 18 jogos, com sete vitórias, seis empates e cinco derrotas, um aproveitamento de 50%.
Agora, Carpini chega ao Vitória com a missão de iniciar uma retomada. O time vive uma sequência de sete partidas sem ganhar na temporada, sendo quatro derrotas seguidas. Na Série A, o Leão soma apenas um ponto em cinco compromissos, o que o coloca na 18ª posição na tabela de classificação.
O primeiro jogo do treinador à frente do rubro-negro será neste sábado (18), às 16h, quando a equipe enfrentará o Atlético-GO no Barradão. O duelo, válido pela 7ª rodada do Brasileirão, é um confronto direto entre dois clubes que estão no Z4.
CORREIO DA BAHIA