Visita técnica do presidente da Comissão de Saúde ao CEPARH
O vereador Maurício Trindade (PP) realizou, nesta quarta-feira (10), uma visita técnica ao Centro de Pesquisas e Assistência em Reprodução Humana (CEPARH), representando a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Salvador. O vereador foi recebido por Samanta Burgos, superintendente da instituição. A visita contou com a presença do ex-vereador Pedro Godinho.
“O CEPARH é sem dúvida um dos maiores centros de planejamento familiar do mundo. Trabalhei com o Dr. Elsimar Coutinho e sei da importância de cuidar desse setor da saúde, fazer planejamento familiar é cuidar de saúde, de educação, de segurança. Essa instituição é um braço forte da cidade e do estado, e estamos aqui para avançarmos nesta parceria especialmente para levar o planejamento familiar para as escolas públicas municipais e estaduais da nossa cidade. Planejamento familiar e educação sexual ainda é um tabu, mesmo no século XXI, e nós da Comissão de Saúde da Câmara de Salvador contamos com o CEPARH para mais essa missão”, afirmou o vereador Maurício Trindade.
Presidente da Comissão de Saúde, Maurício Trindade percorreu várias alas da instituição, dialogando com os servidores do CEPARH. Além disso, também ouviu os pacientes que, segundo Flávia Britto, gerente de Filantropia, de Salvador e da Região Metropolitana e de outras cidades baianas.
Fundado pelo médico e cientista baiano Elsimar Coutinho, o CEPARH é referência mundial em planejamento familiar. Pedro Godinho ressalta que “o CEPARH de maneira democrática dá às pessoas o direito de escolha se querem em não ter muitos filhos, e também instrui à sociedade sobre a importância do verdadeiro planejamento familiar”.
“Existimos desde 1981 com uma missão dada por nosso fundador, o saudoso médico e cientista Dr. Elsimar Coutinho: instruir, auxiliar, atender e mostrar para as pessoas a importância do planejamento familiar, e isso temos feito bem por Salvador e por todo o estado da Bahia”, declarou a gerente de Filantropia, Flávia Britto.
Sobre o CEPARH
Em informação no site da instituição, o Centro de Pesquisas e Assistência em Reprodução Humana (CEPARH) foi fundado em março de 1981. O objetivo desde o início era assegurar continuidade aos programas de planejamento familiar que tinham se desenvolvido na Maternidade Climério de Oliveira, hospital escola da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) ao longo de mais de duas décadas.
No seu primeiro ano, o CEPARH funcionou provisoriamente nas dependências da Maternidade, transferindo-se em seguida para uma casa residencial adaptada para clínica situada na Rua Prado Valadares. À medida que as greves se tornavam mais longas, aumentava o tempo que o corpo clínico da disciplina de Reprodução Humana se dedicava ao CEPARH. Em pouco tempo a atividade assistencial teve que ser ampliada e uma segunda casa, vizinha da primeira, foi alugada.
A transferência para a majestosa sede própria atual deu-se em 1988, graças à doação de um empresário holandês, Eric Loeff, que destinou parte da sua fortuna de cerca de 10 milhões de dólares à construção de uma estrutura física condigna com a importante função social do CEPARH.
O prédio de quatro andares foi projetado para atender cerca de 500 clientes por dia como day hospital, consultas com diversas especialidades médicas, laboratório de análises clínicas, centro cirúrgico modernizado, apartamentos, enfermarias, mamografia digital, ultrassonografia em geral e duplex scam, ecocardiograma, eletrocardiograma, urodinâmica completa, além de uma farmácia de manipulação de implantes hormonais.
Câmara Municipal de Salvador
(Foto: Visão Cidade)