Evangelização

Ore no Espírito

Orar no Espírito significa orar sob a orientação, a autoridade e o poder do Espírito Santo de Deus.
Quando a Bíblia diz que devemos orar no Espírito, isso quer dizer que em todas as nossas orações devemos ser completamente dependentes do Espírito Santo.
É somente pelo poder do Espírito que nossas orações se tornam eficazes diante de Deus.
O Apóstolo Paulo encoraja a prática de cristã de orar no Espírito. Ele diz: “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito; e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6:18).
Judas (Não o escariotes,o irmão de Jesus)é outro escritor bíblico que recomenda muito claramente que os cristãos orem no Espírito.
Ele escreve: “Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus; esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna” (Judas 1:20).
Por que devemos orar no Espírito?
Podemos resumir o motivo pelo qual devemos orar no Espírito em dois pontos principais.

  1. Devemos orar no Espírito porque não sabemos orar
    Em primeiro lugar, devemos orar no Espírito porque por nossas próprias forças, habilidades e méritos, nós não temos a capacidade de nos achegar diante de Deus em oração de forma adequada.
    Isso acontece por causa da natureza pecaminosa que ainda está presente em nós durante a vida terrena.
    A Bíblia diz que nós não sabemos orar como convém. Mas “o Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito; porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos” (Romanos 8:26,27).
    2-Orar no Espírito não é orar em línguas estranhas
    Por fim, muitas pessoas também pensam que orar no Espírito é orar em línguas estranhas. Essas pessoas se apoiam principalmente o texto de 1 Coríntios 14:14 em que Paulo diz: “Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera”.
    Mas a questão é que em nenhum momento Paulo define o “orar no Espírito” pelo “orar em línguas”; e muito menos diz que a oração em línguas é mais poderosa que outro tipo de oração.
    Muito pelo contrário! Paulo diz que se ele orasse em outra língua sem a interpretação, sua mente não seria edificada.
    Por isso na sequência ele indica a importância de o espírito humano e a mente humana operarem juntos no exercício da oração para que haja plena edificação (1 Coríntios 14:15).
    Além disso, se orar no Espírito significa orar em línguas estranhas, então a própria recomendação do apóstolo em Efésios 6:18 não faz qualquer sentido.
    Ele basicamente ensina que devemos orar em todo o tempo no Espírito; vigiando com toda perseverança e intercedendo uns pelos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *