Ore no Espírito
Orar no Espírito significa orar sob a orientação, a autoridade e o poder do Espírito Santo de Deus.
Quando a Bíblia diz que devemos orar no Espírito, isso quer dizer que em todas as nossas orações devemos ser completamente dependentes do Espírito Santo.
É somente pelo poder do Espírito que nossas orações se tornam eficazes diante de Deus.
O Apóstolo Paulo encoraja a prática de cristã de orar no Espírito. Ele diz: “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito; e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6:18).
Judas (Não o escariotes,o irmão de Jesus)é outro escritor bíblico que recomenda muito claramente que os cristãos orem no Espírito.
Ele escreve: “Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus; esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna” (Judas 1:20).
Por que devemos orar no Espírito?
Podemos resumir o motivo pelo qual devemos orar no Espírito em dois pontos principais.
- Devemos orar no Espírito porque não sabemos orar
Em primeiro lugar, devemos orar no Espírito porque por nossas próprias forças, habilidades e méritos, nós não temos a capacidade de nos achegar diante de Deus em oração de forma adequada.
Isso acontece por causa da natureza pecaminosa que ainda está presente em nós durante a vida terrena.
A Bíblia diz que nós não sabemos orar como convém. Mas “o Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito; porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos” (Romanos 8:26,27).
2-Orar no Espírito não é orar em línguas estranhas
Por fim, muitas pessoas também pensam que orar no Espírito é orar em línguas estranhas. Essas pessoas se apoiam principalmente o texto de 1 Coríntios 14:14 em que Paulo diz: “Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera”.
Mas a questão é que em nenhum momento Paulo define o “orar no Espírito” pelo “orar em línguas”; e muito menos diz que a oração em línguas é mais poderosa que outro tipo de oração.
Muito pelo contrário! Paulo diz que se ele orasse em outra língua sem a interpretação, sua mente não seria edificada.
Por isso na sequência ele indica a importância de o espírito humano e a mente humana operarem juntos no exercício da oração para que haja plena edificação (1 Coríntios 14:15).
Além disso, se orar no Espírito significa orar em línguas estranhas, então a própria recomendação do apóstolo em Efésios 6:18 não faz qualquer sentido.
Ele basicamente ensina que devemos orar em todo o tempo no Espírito; vigiando com toda perseverança e intercedendo uns pelos outros.