Esporte

Atleta de Karatê recebe apoio da Sempre para competir em Mundial no Japão

O atleta de karatê João Guilherme Lima Reis Pereira, de 11 anos, morador do Pau Miúdo, está prestes a realizar um sonho que parecia distante: competir no Mundial de Karatê em Tóquio, no Japão, em junho deste ano. Graças ao projeto de Ajuda de Custo da Prefeitura de Salvador, ele terá a oportunidade de representar a capital baiana em um dos torneios mais prestigiados do mundo. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

A Ajuda de Custo da Sempre tem como objetivo apoiar atletas de diversas modalidades, possibilitando a participação deles em competições em diferentes estados e em outros países. O benefício contribui para cobrir despesas como passagens, hospedagem e alimentação.

Segundo o titular da Sempre, Júnior Magalhães, o benefício não apenas investe no desenvolvimento esportivo dos atletas de Salvador, mas também promove a inclusão social e o empoderamento através do esporte, ao mesmo tempo em que elimina as preocupações financeiras que muitas vezes impedem os atletas de alcançarem seu potencial máximo.

“Estamos orgulhosos em poder apoiar talentos como João Guilherme, que representam o potencial extraordinário de nossa cidade. A Ajuda de Custo permite que nossos atletas se concentrem totalmente em sua preparação e desempenho, sem serem prejudicados por preocupações financeiras, realizando sonhos que muitas vezes seriam inatingíveis”, afirmou Júnior Magalhães.

João Guilherme começou no karatê pelo desejo de ajudar o seu irmão, que sofria de depressão e ansiedade, e o esporte o auxiliava na recuperação. Em 2019, participou de seu primeiro campeonato, quando foi campeão. Hoje, João é campeão brasileiro, baiano e da Copa Salvador.

Ele expressou a importância do auxílio da Prefeitura, destacando: “Receber esse auxílio é importante para mim. Meu pai está desempregado, então esse auxílio vai ser fundamental para ajudar a realizar o meu sonho e influenciar outras crianças a seguirem o caminho bom e não irem para o caminho ruim”.

Leyde Lima, mãe do atleta, enfatizou que receber o auxílio fará toda a diferença para o seu filho. Ela compartilhou que, no ano passado, apesar de terem organizado uma vaquinha e pedido doações, não conseguiram o recurso necessário, tornando difícil a participação de João no Campeonato Brasileiro. Ao ser convocado para o Mundial este ano, descobriram que a Prefeitura oferecia ajuda de custo para viagens internacionais.

Para Leyde, receber esse benefício é o principal passo para realizar o sonho de João. Ela destacou que, graças a esse auxílio, poderá comprar as passagens para o atleta e a avó, que o acompanhará até o Japão. Leyde enfatizou que não tinham condições de arcar com as despesas de viagem e hospedagem, e embora tenham recebido algumas doações, não eram suficientes.

“Acreditamos que é dessa forma que João conseguirá chegar ao Campeonato e representar o Brasil. Não tínhamos condições de arcar com as passagens e custos de hospedagem. Recebemos algumas doações, mas não eram suficientes. Estávamos vendendo cocadas nas ruas para tentar realizar o sonho do meu filho. A Prefeitura tornou esse sonho possível. Para todas as mães e crianças, nunca desistam dos seus sonhos”, disse Leyde.

Para solicitar a ajuda de custo, é necessário realizar inscrição exclusivamente através do site https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/, com antecedência de no mínimo 60 dias corridos à data da competição objeto do benefício.

Foto: Vitor Santos / Sempre

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *