NotíciasOpiniãoVera Cruz

Vera Cruz: O papel decisivo da comunidade do Baiacu nas eleições de 2024

Dentro da Ilha de Itaparica, encontramos comunidades com características únicas, que moldam não apenas sua economia, mas também diversos aspectos de suas vidas. Um exemplo notável é a comunidade do Baiacu, localizada no município de Vera Cruz. Esta comunidade se destaca por uma série de particularidades que a tornam singular.

Desde seu próprio dialeto até suas práticas sociais, como cumprimentos e diálogos entre os moradores, o Baiacu exibe uma identidade marcante. Mais do que simplesmente residir no local, os habitantes dessa comunidade compartilham um forte senso de irmandade, contribuindo ativamente para uma vida comunitária vibrante.

Economicamente ativa, a comunidade se baseia principalmente na pesca e na mariscagem, atividades que sustentam suas famílias há gerações. A venda de seus produtos, seja através do ferry ou de lanchas, contribui significativamente para a economia local. Além disso, a comunidade está em processo de criação de uma associação para introduzir uma moeda própria, promovendo ainda mais o comércio interno.

Politicamente engajada, a comunidade do Baiacu desempenha um papel crucial na composição da câmara de vereadores de Vera Cruz, bem como na eleição do gestor municipal. Embora na última eleição municipal não tenha sido eleito um vereador da própria comunidade, os candidatos do Baiacu alcançaram posições de suplência e obtiveram números expressivos de votos, sinalizando uma presença política forte e crescente.

Para as eleições de 2024, a comunidade do Baiacu demonstra uma participação ainda mais ativa, com até oito candidatos a vereador surgindo do seu seio. No entanto, essa multiplicidade de candidaturas também traz desafios, pois alguns são figuras que já estiveram envolvidas com pré-candidatos ou vereadores anteriores, e a competição interna pode ser acirrada.

Os moradores do Baiacu reconhecem a responsabilidade que têm nas mãos ao escolher seus representantes, pois estes não servirão apenas à comunidade, mas a todo o município de Vera Cruz. É fundamental que os candidatos compreendam essa amplitude de representação e trabalhem não apenas dentro da comunidade, mas também fora dela, para garantir uma voz efetiva no cenário político local.

Assim, a comunidade do Baiacu se prepara para exercer seu poder de escolha com sabedoria, buscando eleger aqueles que verdadeiramente os representem e trabalhem em prol do bem-estar de todos os cidadãos de Vera Cruz.

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *