MunicípiosNotíciasSalvador

Saiba quais as praias impróprias para banho

Os critérios adotados pelo Inema estão definidos na Resolução CONAMA nº 274, de 29 de novembro de 2000. Adotou-se a Escherichia coli como indicador microbiológico, para avaliação da restrição. A E. coli é uma bactéria abundante em fezes humanas e de animais, tendo, somente, sido encontrada em esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.

A amostragem é feita, preferencialmente, no dia de maior afluência do público às praias. A balneabilidade é considerada Imprópria quando a densidade de E. coli for superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, de um conjunto de cinco semanas, coletadas no mesmo local ou o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100ml.

Mesmo apresentando baixas densidades de bactérias fecais, uma praia pode ser classificada na categoria Imprópria quando ocorrerem circunstâncias que desaconselhem a recreação de contato primário, tais como: derramamento de óleo; extravasamento de esgoto; ocorrência de maré vermelha; floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos e surtos de doenças de veiculação hídrica (Baseado no Art. 3º, §º1, CONAMA 274/2000).

Baixe o aplicativo “Vai Dar Praia”, disponível para dispositivos móveis com sistema operacional Android e iOS, e confira a qualquer momento as informações sobre a qualidade das praias.

Veja abaixo a lista das praias impróprias para banho, divulgada no dia 01/03/2024

SALVADOR

São Tomé de Paripe – (Em frente à casa Vila Maria, ao lado da rampa de acesso à praia); Tubarão – (Em frente ao conjunto habitacional abandonado, próximo à antiga fabrica de cimento); Periperi – (Na saída de acesso à praia, após travessia da via férrea); Penha – (Em frente à barraca do Valença); Bogari – (Em frente ao Colégio da PM); Bonfim (Ao lado da quadra de esportes, em frente à rampa de acesso à praia); Pedra Furada – (Atrás do Hospital Sagrada Família, em frente à ladeira que dá acesso à praia); Boa Viagem – (Ao lado do forte Monte Serrat, em frente ao muro lateral da Fundação Luís Eduardo Magalhães, junto à rampa de acesso à praia); Roma – (Rua Prof. Roberto Correia, junto à descida de acesso à praia, fundo do Hospital São Jorge); Canta Galo – (Atrás das antigas instalações da FIB, Rua Agrário Menezes. Junto à rede coletora de esgotos
do Bahia Azul); Porto da Barra – (Av. Sete de Setembro, em frente à Rua César Zama, junto à escada de acesso a praia); Ondina – (Próximo à escada de acesso à praia, em frente à Rua Ademar de Barros, ao posto BR e o Hotel Bahia Sol); Rio Vermelho – (Em frente à Rua Bartolomeu de Gusmão, próximo à escada de acesso à praia, ao lado da Rua Morro da Paciência); Rio Vermelho – (Próximo à escada de acesso à praia, em frente à igreja Nossa Senhora de Santana); Pituba – (Em frente à escada de acesso à praia, em frente à Portinox e a Rua Paraíba); Armação – (Em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa); Boca do Rio – (Em frente ao posto Salva Vidas); Corsário – (Em frente ao posto Salva Vidas) e Patamares – (Em frente ao posto Salva Vidas Patamares, próximo ao Coliseu do Forró e Caranguejo de Sergipe).

BAÍA DE TODOS OS SANTOS

Madre de Deus –  (Em frente à Igreja / em frente à Câmara Municipal de Madre de Deus / Sob a ponte em Madre de Deus); Bom Jesus dos Pobres – (Em frente à barraca de praia Joia Rara); Cabuçu – (Em frente às barracas da Rua do Porto); Pedras Altas – (Em frente às barracas de praia); Mar Grande – (Em frente à Praça principal, ao lado do Banco do Brasil); Ponta de Areia – (Em frente ao Restaurante/Barraca Port. Munícipio de Itaparica) e Gameleira – Em frente à Cruz da Gameleira.

COSTA DAS BALEIAS – LITORAL EXTREMO SUL

Todas as praias monitoradas, pelo Inema, estão próprias para o banho.

COSTA DO CACAU – LITORAL SUL

Concha – (Em frente às barracas de praia, próximo à desembocadura do Rio de Contas); Barra de São Miguel – (Em frente à rua de acesso à praia); Marciano – (Próximo ao Bar Litrão); Malhado – (Próximo à escultura da sereia); Cristo – (Próximo à Barraca Point Conde Badaró); Sul – (Em frente às barracas, acesso Km 0, em direção ao Aeroporto de Ilhéus) e Ceplus Montante – (À montante da ETE da Embasa).

COSTA DO DENDÊ – LITORAL BAIXO SUL

1ª. Praia de Morro de São Paulo – (Início da primeira praia).

COSTA DO DESCOBRIMENTO – LITORAL EXTREMO SUL

Mucugê – (Arraial d’Ajuda. Em frente às barracas de praia); Taperapuã – (Em frente ao Hotel Porto Belo) e Mundaí – (Próximo à foz do Rio Mundaí).

COSTA DOS COQUEIROS – LITORAL NORTE

Buraquinho – (A cerca de 200 m da foz do Rio Joanes).

INEMA

(Foto: Bruno Concha-Secom-Pms)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *