NotíciasOpinião

Pelourinho: Um marco nos 475 anos de Salvador

Quais São os Bairros Mais Antigos de Salvador?

Pelourinho

O Pelourinho, coração histórico de Salvador, destaca-se como o bairro mais antigo da cidade, repleto de pontos turísticos, desde igrejas a ruas repletas de artesanato local, vibrantes bares e restaurantes, e museus que contam a rica história da região.

Como Eram Escolhidos os Nomes de Ruas e Bairros em Salvador?

Os nomes singulares dados aos bairros, ruas e avenidas de Salvador refletem uma rica tapeçaria cultural, muitas vezes inspirados na tradição católica, indígena, e africana, enquanto também homenageiam figuras históricas, independentemente de seu legado ser positivo ou negativo.

Em Que Ano o Pelourinho Foi Fundado?

Qual é a História do Pelourinho?

Apesar de hoje ser um icônico ponto turístico, o Pelourinho tem uma história sombria, sendo marcado pela violência contra os escravizados. Inicialmente erguido onde hoje está a Praça Thomé de Sousa, no século XVI, o pelourinho, símbolo de punição, foi posteriormente deslocado para o Largo Terreiro de Jesus.

Quem Morava no Pelourinho?

O Pelourinho era o local onde os escravizados fugitivos ou condenados eram submetidos a castigos brutais, acorrentados a uma coluna de pedra conhecida como pelourinho, que ficava em áreas públicas.

Qual é o Significado do Nome Pelourinho?

Significado de Pelourinho:

Um substantivo masculino que representa uma coluna de pedra, erguida em locais centrais e públicos, onde escravizados e/ou criminosos eram castigados e exibidos.

Por Que as Casas do Pelourinho São Coloridas?

Segundo o folclore local, as cores vivas das casas serviam para orientar os marinheiros, permitindo-lhes identificar suas residências mesmo em meio à densa névoa da cidade.

Por Que o Pelourinho Possui Tantas Igrejas?

Geralmente financiadas por colonizadores abastados, as inúmeras igrejas do Pelourinho foram construídas como forma de pagar promessas e garantir a salvação da alma após a morte, livrando-se do purgatório e do inferno. Um exemplo é a igreja de São Francisco, cujo altar foi adornado com cerca de mil quilos de ouro em pó.

Pesquisa Visão Cidade 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *