Impacto ambiental um problema de todos
Os problemas ambientais vividos por todos nós, depois do advento da Revolução Industrial acelerou o impacto ambiental em todo o planeta.
Esse avanço tecnológico foi aumentando e gerando uma série de impactos em rede, trazendo elementos alienígenas, poluentes e cancerígenos para a atmosfera, a biosfera, a hidrosfera.
Essas ações impactantes foram adicionadas há necessidades do homem como a moradia, a ação de habitar frente ao nosso modelo de construção requer que haja desmatamento.
Esse desmatamento que traz a construção, não só de casas para a existência de saneamento básico, rede de esgoto e outras necessidades que estão acima do solo como: escola, hospital, Praça pública, lojas, supermercados, farmácias, estabelecimentos comerciais.
Toda essa estrutura que deve ser implantada tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do homem que irá impactar positivamente na sua expectativa de vida.
A questão é que como podemos alterar essa paisagem ambiental, esse espaço geográfico, belezas que conquistaram todo o planeta, quantas nacionalidades vêm visitar a ilha e acabam morando aqui, italianos, franceses e outros que migraram e se tornaram cidadãos da ilha.
Como alterar todas essas belezas sem causar problemas e danos á natureza?
É necessário que fortaleçamos questões que melhorem a participação cidadã na ilha para uma efetiva viabilização da importância do plano diretor de desenvolvimento urbano e de uma educação ambiental para as nossas praias e práticas nocivas cotidianas na ilha como as queimadas e o uso de bombas para a pesca.
É difícil, muito difícil, até porque a nossa forma ocidental de pensar, herdeira de um Império Romano que tinha como marca a destruição e devastação pelo seu grande exército, matava os que pensavam diferente do que tinha o poder na mão, o Imperador!
Nessa semana, tendo como símbolo Jesus Cristo e o respeito e amor que ele plantou, tenhamos a consciência que existem várias formas de proteger a nossa ilha de impactos ambientais implantando medidas mitigadoras que possam manter a beleza e saúde ambiental de nossa ilha.
Sandro dos Santos Correia
Professor do Ceep do OCEANO em Tair
Vera Cruz – BA
Visão cidade