Notícias

Vacinação pré-Carnaval contra Covid-19 termina nesta terça (6)

Os foliões que vão curtir o Carnaval em Salvador ainda podem reforçar a prevenção contra a Covid-19 em pontos estratégicos da cidade. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), segue com a ação até esta terça-feira (6), com o objetivo de garantir um pós-festa sem aumento de casos.

Desde o último dia 17 foram preparados pontos fixos e volantes em lugares de grande fluxo, incluindo a orla de Salvador, onde baianos e turistas aproveitam para se refrescar nas praias e pontos turísticos. Até o momento, mais de 9,2 mil doses de vacina bivalente foram aplicadas.

A vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, reforça a importância de completar o esquema vacinal. “Nada melhor do que aproveitar o Carnaval protegido, garantindo o cuidado coletivo de todos que também vão curtir a festa. Estamos nos últimos dias dessa superoperação que durou 21 dias, nos antecipando para evitar notificação de casos, principalmente os graves. Essa prevenção fará também toda diferença no pós-folia. Importante destacar que as vacinas continuam disponíveis nos nossos postos de saúde”, destacou.

Públicos – De acordo com a liberação em caráter temporário até o dia 6, podem ser imunizados com o 1º reforço da bivalente os indivíduos com 12 anos ou mais com esquema primário (doses 1 e 2), que não recebeu o reforço da bivalente em 2023 e que possui intervalo mínimo de quatro meses de recebimento da última dose do esquema primário (dose 2).

Já os públicos habilitados para o 2° reforço da bivalente são os indivíduos de 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos de 5 anos ou mais, trabalhador de saúde, população quilombola, ribeirinhos, pacientes com comorbidades, indivíduos que vivem em instituição de longa permanência e os trabalhadores destas entidades, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, indígenas, pessoas com deficiência permanente e pessoas em situação de rua.

Para o recebimento de qualquer dose será avaliada a caderneta de vacina para cumprimento dos critérios de imunização, como intervalos preconizados. Sendo assim, o cidadão ou cidadã deve levar caderneta de vacinação e documento original com foto.

 Programação:

Ponto fixo: Shopping Bela Vista – 9h às 16h.

Postos de saúde: UBS Edson Teixeira (Pernambués) e UBS Professor Bezerra Lopes (Liberdade), UBS Maria da Conceição Santiago Imbassay (Pau Miúdo), USF Ilha de Bom Jesus e USF Ilha de Paramana.

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Texto: Ascom/SMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *