MunicípiosNotíciasSalvador

Saiba quais as praias impróprias para banho

Os critérios adotados pelo Inema estão definidos na Resolução CONAMA nº 274, de 29 de novembro de 2000. Adotou-se a Escherichia coli como indicador microbiológico, para avaliação da restrição. A E. coli é uma bactéria abundante em fezes humanas e de animais, tendo, somente, sido encontrada em esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.

A amostragem é feita, preferencialmente, no dia de maior afluência do público às praias. A balneabilidade é considerada Imprópria quando a densidade de E. coli for superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, de um conjunto de cinco semanas, coletadas no mesmo local ou o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100ml.

Mesmo apresentando baixas densidades de bactérias fecais, uma praia pode ser classificada na categoria Imprópria quando ocorrerem circunstâncias que desaconselhem a recreação de contato primário, tais como: derramamento de óleo; extravasamento de esgoto; ocorrência de maré vermelha; floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos e surtos de doenças de veiculação hídrica (Baseado no Art. 3º, §º1, CONAMA 274/2000).

Baixe o aplicativo “Vai Dar Praia”, disponível para dispositivos móveis com sistema operacional Android e iOS, e confira a qualquer momento as informações sobre a qualidade das praias.

Veja abaixo a lista das praias impróprias para banho, divulgada no dia 23/02/2023

SALVADOR

São Tomé de Paripe – Em frente à casa Vila Maria, ao lado da rampa de acesso à praia; Tubarão – Em frente ao conjunto habitacional abandonado, próximo à antiga fabrica de cimento; Penha – Em frente à barraca do Valença; Pedra Furada – Atrás do Hospital Sagrada Família, em frente à ladeira que dá acesso à praia; Boa Viagem – Ao lado do forte Monte Serrat, em frente ao muro lateral da Fundação Luís Eduardo Magalhães, junto à rampa de acesso à praia; Roma – Rua Prof. Roberto Correia, junto à descida de acesso à praia, fundo do Hospital São Jorge; Porto da Barra – Av. Sete de Setembro, em frente à Rua César Zama, junto à escada de acesso a praia; Farol da Barra – Em frente às escadas de acesso à praia, na Rua Dias d’Ávila; Farol da Barra – Próximo ao Barra Vento e escada de acesso à praia, em frente à Av. Oceânica; Ondina – Próximo à escada de acesso à praia, em frente à Rua Ademar de Barros, ao posto BR e o Hotel Bahia Sol; Rio Vermelho – Em frente à Rua Bartolomeu de Gusmão. próximo à escada de acesso à praia, ao lado da Rua Morro da Paciência; Rio Vermelho – Próximo à escada de acesso à praia, em frente à igreja Nossa Senhora de Santana; Buracão – Em frente às escadarias de acesso à praia; Amaralina – No fundo da Escola Cupertino de Lacerda, em frente ao painel do artista plástico Bel Borba; Pituba – Em frente à escada de acesso à praia, em frente à Portinox e a Rua Paraíba; Armação – Em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa; Boca do Rio – Em frente ao posto Salva Vidas; Placafor – Em frente ao posto Salva Vidas; Lagoa de Abaete – Em frente à placa de fundação do parque; Farol de Itapuã – Em frente à Rua da Música (Rua K);

BAÍA DE TODOS OS SANTOS

Bom Jesus dos Pobres – Em frente à barraca de praia Joia Rara; Cabuçu – Em frente às barracas da Rua do Porto; Pedras Altas – Em frente às barracas de praia; Salinas – Próximo ao píer, em frente ao Hotel de Salinas; Ponta de Areia – Em frente ao Restaurante/Barraca Port. Munícipio de Itaparica; Gameleira – Em frente à Cruz da Gameleira.

COSTA DAS BALEIAS – LITORAL EXTREMO SUL

Todas as praias monitoradas, pelo Inema, estão próprias para o banho.

COSTA DO CACAU – LITORAL SUL

Concha – Em frente às barracas de praia, próximo à desembocadura do Rio de Contas; Barra de São Miguel – Em frente à rua de acesso à praia; Marciano – Próximo ao Bar Litrão; Malhado – Próximo à escultura da sereia; Avenida – Próximo à lanchonete Subway; Cristo – Próximo à Barraca Point Conde Badaró; Sul – Em frente às barracas, acesso Km 0, em direção ao Aeroporto de Ilhéus; Opaba – Próximo à barraca Brilho do Luau; Ceplus Montante – À montante da ETE da Embasa; Ceplus Jusante – Atrás da cabana Guarany.

COSTA DO DENDÊ – LITORAL BAIXO SUL

1ª. Praia de Morro de São Paulo – Início da primeira praia; 4ª. Praia de Morro de São Paulo – Início da quarta praia.

COSTA DO DESCOBRIMENTO – LITORAL EXTREMO SUL

Mucugê – Arraial d’Ajuda. Em frente às barracas de praia.

COSTA DOS COQUEIROS – LITORAL NORTE

Buraquinho – A cerca de 200 m da foz do Rio Joanes; Arembepe  Em frente à casa dos pescadores e Igreja de Arembepe; Barra do Jacuipe – Em frente ao Condomínio Sol Marina Jacuípe; Rio Sauípe – Vila Porto de Sauípe, próximo à foz do Rio Sauípe; Rio Pojuca – Na Barra; Rio Imbassaí – Próximo à foz do Rio Imbassaí; Rio Imbassaí – Na cachoeira da D. Zilda; Rio Capivara Grande – Sob a ponte do Emissário.

INEMA

Foto: Bruno Concha-Secom-Pms

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *