NotíciasSalvador

Prefeitura atua para garantir bom funcionamento dos serviços durante o pré-Carnaval

Secretarias, órgãos e autarquias da Prefeitura de Salvador atuam em uma mega operação para garantir o bom funcionamento dos serviços públicos durante os eventos de pré-Carnaval, que começaram neste sábado (3) e seguem até a próxima quarta-feira (7) com as fanfarras no circuito Sérgio Bezerra. Antes, ainda foram realizadas a Lavagem de Itapuã, na última quinta-feira (1º), e com a Festa de Iemanjá, na sexta-feira (2).

Durante o Furdunço neste domingo (4), dirigentes municipais avaliaram que a operação tem sido bem sucedida. De acordo com o superintendente da Transalvador, Décio Martins, desde o Fuzuê, tem havido um aumento substancial no número de pessoas que vão ao circuito Orlando Tapajós (Ondina/ Barra). Apesar disso, a operação trânsito tem sido positiva.

“Estamos preparados para o Carnaval. Já em fase de testes aí dos nossos portais. Ao todo, são 15 portais que vão atender aos moradores a partir de quinta (8) distribuídos por todo o circuito. O controle se dará aí via radar, como foi no ano passado, uma estratégia muito exitosa. Estamos aguardando um Carnaval ainda maior do que foi no ano passado, mas preparados para fazer o melhor carnaval de todos os tempos”, afirmou.

Segundo ele, dos 32 mil imóveis aptos a se cadastrar veículos para acesso às zonas de restrição, 18 mil já realizaram o cadastramento. “Já passou, houve uma procura imensa na semana passada no nosso posto do Shopping Barra e da Transalvador. E agora, acredito que essa semana também a procura será realmente bem maior, mas estamos prontos para atender as pessoas que ficaram aí para o final”, contou.

O secretário de Ordem Pública (Semop), Alexandre Tinôco, ressaltou que, neste ano, foram realizadas diversas inovações para melhorar a atuação dos trabalhadores ambulantes. “Começamos com o planejamento, um novo cadastramento sem fila, sem nenhum desconforto para os ambulantes. Fizemos o Festival da Virada brilhante. Foi o maior Festival da Virada de todos os tempos. Iniciamos as festas pré-carnaval com toda a segurança, todo o conforto”, disse.

Segundo ele, as festas de pré-Carnaval estão ocorrendo com sucesso. “O Fuzuê, ontem, de extremo sucesso, uma festa sem nenhum tipo de intercorrência. O Furdunço hoje está ocorrendo também da mesma forma. Então, a gente espera e com certeza será o maior Carnaval de todos os tempos”, salientou.

O presidente da Limpurb, Omar Gordilho, contou que a operação neste pré-Carnaval funcionou bem. “Logo cedo, aproximadamente às 3 horas da manhã, o circuito já estava limpo. Hoje as equipes estão dedicadas dando todo o suporte aos ambulantes que estão se instalando, depositando seus resíduos, nós estamos fazendo a coleta para que a gente possa ter um resultado de grande sucesso hoje no Furdunço”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou módulos no Morro do Gato (10 leitos, sendo 9 de observação e 1 de estabilização) e Farol da Barra (20 leitos, sendo 19 de observação e 1 de estabilização). No Fuzuê, neste sábado (3), 65 pacientes foram atendidos, sendo que 96% dos casos foram resolvidos nos próprios espaços de saúde.

Agentes da Guarda Municipal também atuam nos festejos em ações de patrulhamento preventivo, prevenção à violência e de apoio nas barreiras de trânsito.

Fiscalização – O diretor de fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Antônio Lins, disse que até o momento não houve registros de maior risco para a festa. “Estamos atuantes na questão das marcas, dos vidros, da venda de long necks. A gente pede que as pessoas não entrem com vidro, não utilizem objetos perfurocortantes, que tragam perigo para quem está brincando”, alertou.

Ele contou que a Sedur já tem recebido pedidos de camarotes para a vistoria final. “O que é muito interessante, porque a gente já começa a ver o Carnaval ficando pronto”, salientou. “Ainda temos vistorias em balcões e principalmente aquelas que a gente já alertou, que eram as balaustradas dos prédios, que o pessoal tem usado muito como camarote e não pode ser feito. A expectativa é a melhor possível. O que eu posso garantir é um Carnaval com muita alegria e muito sucesso”, finalizou.

Foto: Jefferson Peixoto
Ana Virgínia Vilalva

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *