Módulos de Saúde registram 466 atendimentos no primeiro dia oficial de Carnaval
Os Módulos Assistenciais à Saúde, operados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nos circuitos da folia registraram 466 atendimentos no primeiro dia oficial do Carnaval em Salvador, nesta quinta-feira (9). O número é 21% maior em relação à folia de 2023, aumento atribuído à ampliação da estrutura e número de foliões nas ruas. Os atendimentos clínicos como intoxicação alcoólica, dor de cabeça, tontura e dor abdominal ou muscular foram as principais causas de admissões.
A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, ratifica que o aumento dos acolhimentos decorre da mega operação montada, com incremento de módulos de saúde e equipes, antecipação do início das atividades e maior público nas ruas. “Esse reforço da estrutura aumenta a cobertura de assistência aos foliões, bem como intensifica o atendimento ágil e preventivo, o que refletiu no aumento de ocorrências em relação ao último carnaval. Também temos mais profissionais espalhados pelos circuitos e foliões nas ruas. Porém, o perfil dos atendimentos revela uma festa que ainda se mantém com a prevalência da alegria e curtição saudável. Tivemos, por exemplo, ausência de casos por arma de fogo e queda de quase 22% nas ocorrências de agressão física se comparado com o ano passado”, detalhou.
O circuito Dodô (Barra/Ondina) realizou 321 atendimentos, enquanto o circuito Osmar (Campo Grande) foi responsável por 124 atendimentos. Já o Batatinha (Pelourinho) contabilizou 13 acolhimentos e o Mestre Bimba (08). O módulo Farol da Barra liderou em número de atendimentos (99), seguido dos módulos Morro do Gato (70), Shopping Barra (59) e Ademar de Barros (47).
A resolutividade dos serviços montados exclusivamente para folia também chamou a atenção. Do total de 466 atendimentos, 26 pacientes foram regulados para avaliação especializada, o que corresponde a 5,6% dos casos. A Unidade de Pronto Atendimento Barris (UPA) Barris absorveu a maior parte das demandas.
SECOM