NotíciasPolíticaSalvador

Ireuda Silva repudia episódio de racismo em Porto Alegre

 

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice-presidente da Comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), lamentou profundamente um “caso claro de racismo” ocorrido em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Agredido com faca por um homem branco no sábado (17), um homem negro (Everton Silva) foi detido pela polícia que ele próprio havia acabado de chamar.

“Essa é uma das histórias mais surreais que li nos últimos anos. Imagine o estado de insegurança que uma pessoa negra vive: sofrer uma tentativa de homicídio e ainda ser presa após chamar a polícia. O crime que esse homem cometeu foi não ter morrido”, disse a vereadora.

Segundo Ireuda, no domingo (18), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, determinou a abertura de uma investigação para apurar o episódio. Na capital gaúcha, houve protesto convocado pelo Sindicato dos Motociclistas Profissionais (Sindimoto), em solidariedade ao motoboy Everton Silva, o homem negro agredido com uma facada.

“Embora tenha acontecido no Sul do país, o caso pouco se difere do que acontece diariamente na Bahia e em Salvador. É o reflexo do racismo estrutural de nossa sociedade, que ainda criminaliza muito o negro e o pobre”, disse.

“Volto a insistir que precisamos urgentemente implementar uma educação antirracista, tanto nas escolas quanto no treinamento das forças de segurança. Enquanto as pessoas continuarem a ser julgadas pela cor da pele ou sua condição social, justiça sempre será uma palavra vazia”, acrescentou Ireuda Silva.

Câmara Municipal de Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *