Campeonato Baiano chega à reta final com G-4 e Z-2 embolados
O Campeonato Baiano chegou à reta final cercado de indefinições. A duas rodadas para o fim da primeira fase (algumas equipes já entraram em campo), a competição ainda não tem nenhum time classificado e apenas três pontos separam o líder Barcelona de Ilhéus do Jequié, quinto colocado e fora da zona de classificação para a semifinal.
A Onça-Pintada, que já entrou em campo na oitava rodada, lidera o Baianão com 16 pontos. O Jequié, que também tem apenas mais uma partida pela frente, soma 13. Entre eles estão Juazeirense, Bahia e Vitória, todos com duas partidas a serem jogadas na primeira fase.
Briga pelo G-4 no Campeonato Baiano:
- 1º Barcelona de Ilhéus: 16 pontos em oito jogos
- 2º Juazeirense: 14 pontos em sete jogos
- 3º Bahia: 13 pontos em sete jogos
- 4º Vitória: 13 pontos em sete jogos
- 5º Jequié: 13 pontos em oito jogos
Embora com chances mais remotas, outras três equipes ainda podem conquistar uma vaga no G-4 do Campeonato Baiano. Jacuipense (9 pontos), Jacobina (8 pontos) e Atlético de Alagoinhas (7 pontos) precisam de combinações bem específicas, mas seguem vivos e com dois jogos para fazer nesta reta final da primeira fase.
Os jogos que complementam a penúltima rodada do Campeonato Baiano vão ser disputados neste fim de semana. A tendência é que os pontos distribuídos nestas partidas devem diminuir os postulantes a uma vaga na próxima fase.
Complemento da oitava rodada:
- Jacuipense x Jacobina – às 16h de sábado (horário de Brasília);
- Juazeirense x Bahia – às 16h de domingo (horário de Brasília);
- Vitória x Atlético de Alagoinhas – às 18h30 (horário de Brasília).
O encontro entre Juazeirense e Bahia chama a atenção porque vale a liderança do Campeonato Baiano. Quem vencer se garante em primeiro lugar ao fim da oitava rodada. Para o Cancão de Fogo, os três pontos significam também uma classificação antecipada para a próxima fase.
Briga contra o rebaixamento
A parte inferior da tabela o cenário também é de incerteza. Bahia de Feira e Itabuna já entraram em campo na penúltima rodada, perderam seus jogos, e seguem na zona de rebaixamento do Campeonato Baiano. Agora a dupla seca Jacobina e Atlético de Alagoinhas para chegar à última rodada ainda com chances de fuga do Z-2.
Times com risco de rebaixamento:
- 7º Jacobina: oito pontos em sete jogos
- 8º Atlético de Alagoinhas: sete pontos em sete jogos
- 9º Itabuna: seis pontos em oito jogos
- 10º Bahia de Feira: cinco pontos em oito jogos
A primeira fase do Campeonato Baiano chega ao fim no dia três de março, quando serão definidos os quatro classificados para o mata-mata e também os dois rebaixados para a segunda divisão do estadual.
GE Bahia
(Foto: FBF)