Vera Cruz: Transtornos causados pela chuva na cidade
Em poucos minutos de precipitação sobre Vera Cruz, os transtornos se manifestaram, afetando desde a região da Gameleira até Caixa Prego. A redação do site Visão Cidade foi inundada com inúmeras reclamações e pedidos de ajuda, decorrentes de alagamentos que alcançaram até mesmo residências. Segundo relatos dos moradores, a situação se deve a um serviço inadequado realizado pela Secretaria de Infraestrutura do município.
É preocupante perceber que, ao prometerem drenagem superficial nos calçamentos, muitas vezes a realidade é uma água que flui diretamente para dentro das casas. A negligência na execução desse tipo de projeto resulta em pontos de alagamento ao longo das vias, conforme constatado pelos residentes.
Os problemas foram particularmente graves nas comunidades de Baiacu e Caixa Prego, onde o volume de chuva foi excessivo para um serviço que, de acordo com os moradores, foi mal executado e não foi discutido com a comunidade. A imposição unilateral desse projeto causou indignação entre os moradores, que questionam como falhas tão evidentes, como erros grotescos de topografia, ainda podem ocorrer no século 21.
É necessário esclarecer se o erro se estende à aplicação dos meios-fios, paralelos e passeios, pois, sem dúvida, o problema reside na execução. A comunidade, compreensivelmente, está revoltada diante da situação e expressa a frustração por não serem ouvidos, lembrando o ditado popular: “Quem não ouve, sente”.
Agora, é crucial que a Secretaria de Infraestrutura do município se pronuncie para esclarecer esses fatos. Enquanto compreendemos a existência de fenômenos naturais, a recorrência de erros exige uma explicação da pasta e de seu representante. A transparência nesse processo é fundamental para restabelecer a confiança da comunidade em relação às ações da administração municipal.
Imagens: Redes Socias
Visão Cidade