O Autista
O Que Significa Ser uma Pessoa Autista?
Ser uma pessoa autista implica desafios significativos na interação social, como dificuldades em manter contato visual, interpretar expressões faciais, compreender gestos comunicativos, expressar emoções e estabelecer amizades. Além disso, há obstáculos na comunicação, que se manifestam através do uso repetitivo da linguagem e dificuldade em iniciar e manter diálogos.
Os Diferentes Tipos de Autismo:
Existem quatro tipos de autismo, classificados em níveis:
Nível 1: Autismo leve.
Nível 2: Autismo moderado.
Nível 3: Autismo severo.
Resumo sobre o Autismo:
O autismo é um transtorno psiquiátrico que se manifesta nos primeiros meses de vida. Nas crianças mais velhas, afeta a comunicação, aprendizado e interação social, com o grau de comprometimento sendo proporcional à severidade da condição.
Os Três Pilares do Autismo:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por três sinais específicos: dificuldades de interação social, problemas de comunicação social e comportamentos repetitivos e restritos.
Perfil de uma Pessoa Autista:
Algumas características específicas que podem ser fundamentais para um diagnóstico precoce incluem desvio do olhar, ausência de interesse por objetos e movimentos repetitivos.
Atitudes e Sintomas do Autismo:
Embora todos os autistas compartilhem alguns sintomas, como dificuldades de comunicação e comportamentos repetitivos, é importante destacar que nem todas as crianças apresentam todos esses sinais.
Qualidades do Autismo:
Características comuns incluem dificuldade de contato visual, problemas na interação social, falta de imitação, ausência de resposta a chamados, a possibilidade de não exibir o sorriso social e não compartilhar a atenção.
Prioridades do Autista em Transporte Público:
Em relação ao transporte público, como ônibus, metrô e trem, os assentos prioritários são garantidos para autistas e aqueles com mobilidade reduzida, além dos já estabelecidos nos grupos prioritários.
Fonte: Pesquisa Visão Cidade.