NotíciasOpinião

Energia solar no Brasil tem pontos positivos

Energia solar corresponde à energia proveniente da luz e do calor emitidos pelo Sol. Essa fonte de energia pode ser aproveitada de forma fotovoltaica ou térmica .

A energia solar funciona da seguinte forma: os painéis solares captam a luz do sol e geram a energia que é “transportada” até o inversor solar, responsável por converter a energia elétrica gerada para as características da nossa rede elétrica. A geração de energia ocorre por meio do efeito fotovoltaico.10 de ago. de 2023

Para gerar energia solar é necessário instalar um sistema de energia solar fotovoltaico. Você precisará de um kit de energia solar contendo placas solares, inversor solar e outros equipamentos. Uma vez instalado, o sistema já estará em funcionamento gerando energia elétrica solar para a sua residência.

ma fonte de energia limpa, renovável e abundante em praticamente todo o planeta, estas são as principais vantagens da energia solar, que pode levar eletricidade e sustentabilidade até em locais isolados, suas desvantagens são a intermitência da geração (apenas durante o dia) e alto custo da tecnologia.

A energia solar não polui, é renovável, limpa e silenciosa, pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica, necessidade mínima de manutenção, muito fácil de instalar e é barato para manter.

Um gerador de energia solar residencial de 2 kWp tem seu valor de instalação de aproximadamente R$10.840,00. A instalação de geradores de 12 kWp (para pequenas empresas), custam cerca de R$ 44.040,00.

Como produzir energia solar? Para produzir energia solar, é necessário instalar um sistema fotovoltaico composto por painéis solares, inversor solar, conexão ao quadro de luz, string box e demais equipamentos responsáveis pela conversão da energia do sol em energia elétrica.

Assim como acontece com outros tipos de geração de energia elétrica, os sistemas fotovoltaicos apresentam o risco de choque e eletrocussão quando a corrente percorre um caminho não intencional por um corpo humano. A corrente de 75 miliamperes (mA) no coração é letal.

Indo direto ao ponto, a vida útil de um painel solar é de 25 a 30 anos — inclusive esse é o prazo que as fabricantes costumam dar como garantia. Contudo, algumas pesquisas mostram que a durabilidade de um painel solar pode ultrapassar os 40 anos.

A energia solar fotovoltaica não funciona à noite, porém existem duas soluções para isso: utilizar um banco de baterias que armazena a energia para ser usada quando não há geração ou ter o sistema conectado à rede distribuidora, que fornece energia à noite.

Pesquisa Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *