EducaçãoItaparicaNotícias

Biblioteca Juracy Magalhães Júnior de Itaparica completa 55 anos de história com programação cultural

Fundada em 27 de dezembro de 1968, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior de Itaparica (BJMJr – ITA), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult-BA), completa 55 anos de história. A biblioteca, que atualmente conta com um acervo de mais de 23 mil livros catalogados, passou por requalificação e foi reaberta em julho de 2023, como parte do projeto itinerante ‘Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade’, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.

Para celebrar a data, o equipamento promove programação cultural, com fomento à cultura, ao livro e a literatura, nesta quarta-feira (27), a partir das 14h. O aniversário envolve Ato ecumênico, mostra de vídeo, premiação dos leitores do mês, intervenção Literomusical, com muita música e poesia, e abraço simbólico na biblioteca.

O diretor-geral da FPC, Vladimir Pinheiro, reforça a importância do equipamento, que além de suas contribuições literárias, desempenha um papel essencial na comunidade local. A BJMJr – ITA está localizada no Centro de Itaparica e atende aos municípios da Ilha de Itaparica e de Vera Cruz, além das cidades circunvizinhas.

“A Bahia é uma terra rica em cultura e história, além de ser um local que desempenhou um papel fundamental na construção do Brasil independente. É nesse contexto extremamente simbólico, que a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior – Itaparica se destaca como um tesouro cultural valioso, enraizado no coração da Ilha de Itaparica. Nós, da Fundação Pedro Calmon, reabrimos o equipamento requalificado como forma de fortalecer a política do livro-leitura, num espaço onde estudantes, pesquisadores, professores e a comunidade em geral podem se conectar com a cultura, história e conhecimento. A biblioteca é um espaço de promoção da cidadania e emancipação do nosso povo”, enfatizou Pinheiro.

A BJMJr Itaparica

A história dessa biblioteca remonta a 1968, quando foi inaugurada sob a liderança do visionário General Juracy Montenegro Magalhães, que serviu como governador do estado por três mandatos. Foi aqui que o imortal da Academia Brasileira de Letras, João Ubaldo Ribeiro, deu vida à sua obra-prima “Sorriso do Lagarto” e traduziu um de seus tesouros literários, “Viva o Povo Brasileiro”, para o inglês. Ao longo dos anos, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior cresceu, agora abrigando um acervo de 23.785 livros cuidadosamente catalogados.

Programação

14:00 | Apresentação Musical com Salomé Braga

14h30 | Ato Ecumênico

15:00 | Falas Institucionais

15:20 | Mostra de vídeos com o tema 1’Qual a importância da Biblioteca para você?’.

15:35 | Premiação dos leitores do Mês

16:00 | Intervenção Literomusical com Clara Cintra

Fonte: Ascom/FPC

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *