NotíciasPolíticaSalvador

Mulheres no futebol são homenageadas em sessão especial

Em sessão especial requerida pelo vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), a Câmara Municipal homenageou as mulheres destacadas pela sua atuação na cobertura do futebol na Bahia. Ele enfatizou a importância da sessão para reconhecer “o impacto significativo dessas mulheres em uma área que, mesmo com o crescimento da presença feminina, ainda se depara com obstáculos relacionados ao machismo”.

Ele prosseguiu: “Historicamente, o futebol foi um território restrito aos homens. Até 1979, vigorava um decreto federal que vedava a prática do futebol feminino. Essas profissionais, portanto, foram pioneiras, e com sua habilidade, capacidade, sensibilidade e perspectiva crítica, conseguiram abrir caminhos para que outras mulheres pudessem seguir seus passos”.

O Decreto nº 3.199, que ditava “as bases de organização dos esportes em todo o país”, trazia em seu artigo 54 a proibição do exercício de atividades esportivas consideradas incompatíveis com a condição feminina. Revela uma pesquisa de agosto deste ano, realizada pela consultoria Sponsorlink da Ibope Repucom, que o interesse pelo futebol feminino no Brasil aumentou 34% desde 2018, despertando atenção de homens e mulheres.

Vasconcelos declarou: “Como uma metrópole vibrante no esporte, Salvador almeja um planejamento esportivo abrangente, desde a formação de novos atletas até o alto rendimento”.

O recente aval do Plano Municipal de Esporte e Lazer visa estruturar a capital baiana para um futuro promissor em inclusão social e promoção de saúde por meio do esporte, englobando iniciativas profissionais e amadoras. Vasconcelos propôs emendas para refinamento do documento, inclusive uma emenda na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que propõe expandir os investimentos na formação esportiva em Salvador.

A cerimônia ressaltou os progressos na inclusão feminina no esporte, seja na disseminação de notícias ou na atuação como atletas, sublinhando ainda a necessidade de combater a desigualdade no contexto esportivo e social.

Entre as homenageadas estavam: Isaura Maria, primeira radialista esportiva da Bahia e fundadora do Instituto Isaura Maria; Selma Moraes, jornalista especializada em automobilismo e futebol; Heloisa Braga, jornalista e radialista com passagem pelo programa Bola Sete da TV Bandeirantes; Cleusa Duarte, pioneira na cobertura do Esporte Clube Bahia e ex-editora do Globo Esporte; Margarida Neide, primeira fotógrafa especialista em futebol na Bahia; e Dilma Mendes, treinadora da equipe brasileira de futebol 7.

Câmara Municipal de Salvador

(Foto: Visão Cidade)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *