NotíciasSalvadorSaúde

Hemoba promove Semana Nacional do Doador de Sangue

Com a campanha “Solidariedade não tem preço”, a Hemoba celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue (25/11) para agradecer aos voluntários pelo ato solidário e altruísta de doar sangue. Na Semana Nacional do Doador, de 20 a 25 de novembro, a Fundação promoverá várias atividades nas unidades de coleta na capital e o interior da Bahia em parceria com artistas, influenciadores digitais, empresas e instituições, unidos pelo propósito de sensibilizar e mobilizar a população para a importância da doação de sangue.

No dia 25, a sede da Hemoba e as unidades de Barreiras, Feira de Santana, Ribeira do Pombal, Camaçari, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Guanambi, Juazeiro, Irecê, Brumado, Alagoinhas e Eunápolis realizarão o Sabadão Solidário, quando receberão grupos de doadores agendados previamente. Neste ano, a Timbalada será embaixadora da Semana Nacional do Doador, com a gravação do videoclipe e jingle da campanha, composto por Buja Ferreira, vocalista da banda, e Samuca Cabral, compositor e produtor musical.

Em Salvador, na sede da Hemoba, haverá o lançamento do videoclipe da campanha e as participações da cantora Cássia Aguiar, do cantor Ubirajara Azevedo, da Banda de Rock Os Tios, do Coral da Alegria, do Coral da Água Viva (Embasa) e da Fanfarra do Colégio Estadual Raphael Serravalle. Como cortesia aos doadores, será oferecido serviço de massagem durante a semana no Hemocentro Coordenador e de limpeza de pele (Mary Kay). No período, as unidades móveis de coleta (Hemóvel) estarão no Hospital da Mulher (21 a 24/11), como parte da ação Seu Gesto Vale Muito, no Shopping da Bahia (20 a 23/11), e no Salvador Shopping (24 e 25/11).

Para atender a demanda das unidades hospitalares do estado, a Hemoba depende basicamente da solidariedade dos doadores de sangue, que realizam este ato sem esperar nada em troca. Na Bahia, em 2022, foram mobilizados 157.480 candidatos à doação. Já neste ano, até outubro, a Fundação recebeu 140.323 voluntários, um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular, número que fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 3% a 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais para atendimento de emergência, pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer e para aquelas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte.

Confira abaixo a programação da Semana Nacional do Doador promovida pela Hemoba em Salvador. Para informações sobre as atividades nas unidades do interior do estado, acesse o site do hemocentro:

20/11 

10h – Cantora Cássia Aguiar / Voz e violão (sede da Hemoba)

21/11 

8h – Ubirajara Azevedo, Voz e violão – Guarda Municipal de Salvador (sede da Hemoba)

12h – Lançamento do videoclipe da campanha de doação (sede da Hemoba)

22/11 

Manhã – Limpeza de pele (Mary Kay) (sede da Hemoba)

11h – Fanfarra do Colégio Estadual Raphael Serravalle (sede da Hemoba)

23/11 

Manhã – Limpeza de pele (Mary Kay) (Unidades da Hemoba do Hospital Ana Nery e do Hospital Geral Roberto Santos)

11h30 – Coral da Água Viva (Embasa) – Projeto Cantando por Vidas – (sede da Hemoba)

24/11 

8h – Adler Rabelo – Teclado e Voz (sede da Hemoba)

25/11 

10h – Coral da Alegria (Hemóvel no Salvador Shopping)

12h – Banda de Rock ‘Os Tios’ (sede da Hemoba)

*De 21 a 25/11 – Massagem terapêutica – Alunos do Curso Se7e, técnico profissionalizante em massoterapia (sede da Hemoba).

Unidades de atendimento

Em Salvador, as unidades móveis de coleta da Hemoba funcionarão no Shopping da Bahia, de 20 a 23/11; no Salvador Shopping, dias 24 e 25/11, e no Hospital da Mulher, de 21 a 24/11, das 8h às 17h, com intervalo para o almoço. Confira os horários de atendimento das unidades fixas: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado, consulte o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/.

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Ascom/Hemoba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *