Brasil decide medalha de ouro do Pan-Americano neste sábado contra o Chile
Em busca da medalha de ouro, a Seleção Brasileira enfrenta o Chile na noite deste sábado (4), às 20h, no Estádio Sausalito, em Viña del Mar, pela final dos Jogos Pan-Americanos. Com uma campanha de 100% de aproveitamento, o Brasil tem a chance de conquistar o título pela quinta vez. No Youtube, CazéTV e Canal Olímpico do Brasil farão a transmissão da partida.
Caso se sagre campeão, a equipe de Ramon Menezes colocará a Seleção Brasileira no lugar mais alto do pódio após um jejum de 36 anos. A última vez em que a Seleção Brasileira ganhou a medalha de ouro foi na edição de Indianápolis, nos Estados Unidos, em 1987, com uma escalação repleta de grandes nomes: Taffarel (Internacional), Ricardo Rocha (Guarani), Washington (Fluminense) e Evair (Guarani).
A Amarelinha iniciou a trajetória no Pan com a vitória de 1 a 0 diante dos Estados Unidos. Miranda entrou no segundo tempo e garantiu os três pontos. Na partida seguinte, a Seleção Brasileira enfrentou a Colômbia e, graças aos gols de Guilherme Biro e Gabriel Pirani, saiu vitorioso do jogo com o placar de 2 a 0. Pelo último confronto da fase de grupos, Honduras foi o adversário do Brasil, que venceu por 3 a 0, com os gols de Ronald, Gustavo Martins e Thauan Lara.
Na semifinal, a Seleção Brasileira teve o seu maior desafio e assegurou a vaga para a final pelo placar apertado de 1 a 0. Nos primeiros minutos do jogo, Leone (contra) colocou a equipe em vantagem, em um confronto marcado pelo protagonismo da defesa brasileira, em especial o goleiro Mycael, que impediu o empate mexicano aos 44 do segundo tempo.
Os sete gols da Seleção foram marcados por sete atletas diferentes, demonstração do empenho coletivo da Seleção Brasileira na competição.
Donos da casa, o Chile tem retrospecto idêntico ao Brasil. Os chilenos têm quatro vitórias nos quatro jogos até aqui, com oito gols marcados e nenhum sofrido.
CBF
Foto: Eduardo Marquetti)