Prefeitura oferece serviços sociais e de saúde à população em situação de rua durante mutirão
A Prefeitura de Salvador oferece diversos serviços sociais e de saúde durante o mutirão Pop Rua Jud, dedicado à população em situação de rua, na Arena Fonte Nova. A ação teve início nesta terça-feira (3) e continuará nesta quarta-feira (4), das 8h às 16h, com a participação também de diversas instituições, como a Defensoria Pública da União, o Tribunal de Justiça do Estado e a Justiça Federal da Bahia.
Presente no espaço, o diretor de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Marcílio Bastos, destacou que o evento promovido foi “em parceria com parceiros e atores que atuam na área social e que de alguma forma atendem a população em situação de rua”. “Em uma feira como essa você centraliza todos os serviços em um único ponto, facilitando, inclusive, essa relação, encurtando a distância entre as instituições e, ao mesmo tempo, dando oportunidade a eles de terem acesso a documentos, como RG e certidões”, explicou.
“Esse é um público que, por estar em situação de rua, acaba perdendo esses documentos. Essa feira acaba dando essa oportunidade, além do acolhimento. A população em situação de rua é prioridade, esse movimento foi direcionado a eles, mas, como o evento é aberto, as pessoas que passam ou que ficam sabendo podem vir”, acrescentou Marcílio.
Magno Freitas, pessoa em situação de rua de 46 anos, expressou a sua gratidão pela ação. “Achei muito boa. Nós, moradores de rua, nos sentimos esquecidos por aqueles que transitam por nós nas ruas, mas esse evento fez com que a gente se sinta observado”, contou.
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferece serviços de vacinação contra a Covid-19 e Influenza, orientação e palestras sobre saúde bucal e testagem rápida contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). A equipe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) fará acolhimento, bem como encaminhamento dos pacientes que apresentarem diagnóstico positivo para IST’s.
SECOM
Foto: Lucas Moura / Secom PMS