NotíciasSalvador

Prefeitura de Salvador participa de evento internacional sobre transporte sustentável na América Latina

A Prefeitura de Salvador é uma das participantes convidadas da Academia de Financiamento do Transporte Limpo (CTFA) para cidades latino-americanas, evento internacional que tem como objetivo apoiar as cidades da América Latina a avançar na implantação de ônibus limpos, superando os desafios relacionados ao financiamento. O evento foi realizado entre 17 e 19 de outubro, em San José, na Costa Rica pelo Grupo de Trabalho de Transporte Limpo do Programa C40 City Finance, com o apoio da C40 ZEBRA, UrbanShifto Pacto Global de Prefeitos e a Bloomberg Philanthropies.

O evento reúne 16 cidades de todo mundo, incluindo a capital baiana. Durante o evento, foi possível compartilhar as experiências que cada cidade tem com transporte sustentável. Salvador se destaca pela por ter o maior terminal eletrocarga público entre todos os estados do país e uma das maiores frotas de ônibus elétricos entre as cidades participantes do workshop. Membros do WRI Brasil e do governo federal também participaram do evento. O CFTA também reuniu bancos e patrocinadores de projetos de ônibus elétricos para aprofundar o financiamento de implantações de ônibus elétricos.

O secretário de mobilidade, Fabrizzio Müller, a capital baiana vem avançando e se tornando referência em transporte sustentável. “O Brasil ainda está consolidando essa temática e a participação de Salvador neste fórum auxilia a compartilhar os desafios locais para que sejam considerados em uma estratégia nacional com o apoio dos parceiros e do Governo Federal. Diversas cidades latino-americanas se interessaram pelos resultados de Salvador e buscaram aprender com nossa vivência no tema”, afirmou.

Durante o workshop, as autoridades municipais juntamente com os principais especialistas técnicos e financeiros discutiram os desafios de financiamento para as cidades relacionado ao transporte limpo. Além disso, o evento contou com uma demonstração de ônibus elétricos para proporcionar aos líderes uma experiência em primeira mão com a tecnologia.

O diretor de planejamento da Semob, Pablo Souza destacou a importância do evento. “Os representantes das cidades puderam levar seus pontos de vista, e, partindo disso, foi possível alinhar e entender os desafios de cada lugar. Assim, é possível criar caminhos para obter o apoio de instituições internacionais e parceiros privados que enxerguem esses cenários e possam ajudar trazendo soluções”, disse.

Foto e texto: Ascom Semob

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *