Perdeu o título de eleitor? Veja como tirar a 2º via do documento
Imprimir a segunda via do título de eleitor nunca foi tão simples e fácil. Quem perdeu ou extraviou o documento pode imprimi-lo no site do Tribunal Superior Eleitoral.
A emissão é rápida e a impressão pode ser feita na hora por meio de atendimento remoto, ou seja, sem sair de casa. Basta a eleitora ou eleitor clicar na aba Serviços Eleitorais e, em seguida, em Autoatendimento Eleitoral.
Para imprimir o título eleitoral, escolha a opção Imprimir Título Eleitoral
Ao selecionar a opção “Imprimir Título Eleitoral” você terá acesso a uma aba de autenticação aonde deverá preencher as seguintes informações: número do título; CPF ou nome; data de nascimento; nome da mãe e nome do pai.
Usuário é direcionado para página na qual deverá informar alguns dados pessoais
Agora é só clicar em “entrar” (canto inferior direito da tela) e pronto: a segunda via do título já pode ser impressa. Caso prefira, é possível baixar o arquivo, disponibilizado em formato PDF, no seu computador.
É importante lembrar que cada título de eleitor possui um QR Code, o que dá ao documento caráter oficial.
O Título Eleitoral é disponibilizado em formato PDF, com QR Code que valida o documento como oficial
Lá você também tem acesso a outros serviços, como: emissão de certidões, possibilidade de emissão de boleto para a quitação de multa eleitoral, de solicitar a inclusão do nome social no cadastro eleitoral, de emitir a primeira via do título e verificar as unidades da Justiça Eleitoral e os locais de votação, entre outras opções.
1/ 3Galeria de imagens
Uma outra opção é baixar o e-Título, o aplicativo da Justiça Eleitoral disponível para smartphone ou tablet nas plataformas iOS ou Android. Para ter acesso à segunda via do título de eleitor em versão digital basta clicar em “Mais Opções” na barra inferior, à direita, e, em seguida, acessar “Imprimir Título Eleitoral”.
Assim como a versão disponibilizada no site do TSE, o título de eleitor impresso pelo app do e-Título possui QR Code de validação do documento.
Título em dia
Vale lembrar: manter o título regularizado é pré-requisito para outras ações, como obter passaporte ou carteira de identidade, receber remuneração de função ou emprego público, participar de concorrência pública e se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, entre outras finalidades. Por isso, não deixe para depois a regularização do seu título de eleitor.
TSE
Foto: Divulgação