Dia D do Outubro Rosa mobiliza mais de 60 postos municipais com diversos serviços neste sábado (7)
Ampliando o acesso gratuito aos serviços de rastreio, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove neste sábado (07), o Dia D da Campanha Outubro Rosa, quando mais de 60 unidades estarão mobilizadas para acolher especialmente as mulheres soteropolitanas.
Os postos de saúde localizados nos doze Distritos Sanitários de Salvador estarão de portas abertas das 08 às 16hs, com atenção especial para as mulheres, que terão acesso facilitado e gratuito aos serviços de rastreio do câncer de mama e colo do útero, com encaminhamentos para consultas especializadas com mastologista e ginecologista, encaminhamentos também para a realização de mamografias, ultrassonografias mamária bilateral, ultrassonografia pélvica e transvaginal, além de rodas de conversas e palestras sobre o tema e sua importância, e orientações sobre as demais ações da SMS focadas na saúde da mulher.
Além desses, as participantes terão acesso aos serviços de planejamento reprodutivo, saúde bucal, nutrição; atualização do cartão de vacina e NIS da família para acompanhamento das condicionalidades de saúde; atividades educativas; impressão de Cartão SUS com nome social; atividades de higiene pessoal e beleza.
De acordo com a vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos, a conscientização da população sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama é mundialmente o foco das ações de saúde durante o mês de outubro. “Por isso, a campanha Outubro Rosa é tão importante no fortalecimento da cultura da prevenção em saúde e, neste Dia D, estamos mobilizados de forma muito especial para acolher todas as nossas mulheres. Mas é importante lembrar que esse autocuidado deve ser promovido durante todo o ano, e estamos com nossos serviços espalhamos por toda cidade para promover saúde”, destacou.
Prevenção – O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres cis no Brasil, e também o que mais mata, configurando-se como enorme desafio de saúde pública, cenário que é intensificado se considerarmos o envelhecimento populacional crescente, e a necessidade de enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis no país. Dados do Ministério da saúde apontam que anualmente são diagnosticados aproximadamente 66 mil novos casos da doença no país (INCA, 2020). É possível reduzir o risco de câncer de mama através da adoção de hábitos de vida saudáveis, que incluem a redução do tabagismo, do uso de álcool, da obesidade e do sedentarismo. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e configura-se como um desafio para a saúde pública.
CONFIRA AS UNIDADES PARTICIPANTES DESTE DIA D
Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho: USF Menino Joel, USF Sabino Silva, USF Ivone Silveira – Calabar, USF Garcia, USF Federação, USF Lealdina Barros;
Distrito Sanitário Boca do Rio: USF Imbuí, USF Curralinho, USF Zulmira Barros, USF Pituaçu;
Distrito Sanitário Brotas: USF Santa Luzia;
Distrito Sanitário Cabula/Beirú: UBS Engomadeira, USF Saramandaia CSU Pernambués, USF Arenoso, USF Padre Maurício Abel, UBS Santo Inácio USF Doron, USF Sussuarana I, Ubs Mata Escura;
Distrito Sanitário Cajazeiras: USF Yolanda Pires, USF Fazenda Grande III, USF Boca da Mata;
Distrito Sanitário Centro Histórico: USF Terreiro de Jesus, Ubs Pelourinho;
Distrito Sanitário Itapagipe: UBS Virgilio de Carvalho, UBS Ministro Alkimin, USF Joanes Leste,
Distrito Sanitário Itapoã: UBS São Cristóvão, USF Aristides Pereira Maltez, USF São Cristóvão, USF Mussurunga I, USF KM 17, USF Jardim Das Margaridas;
Distrito Sanitário Liberdade: USF San Martin III, UBS São Judas Tadeu;
Distrito Sanitário Pau da Lima: USF Gal Costa, USF São Marcos II, USF João Roma Filho, USF Nova Brasília, UBS Vale dos Lagos, UBS Castelo Branco;
Distrito Sanitário São Caetano/Valéria: UBS Frei Benjamin 18ºCS/ Péricles Laranjeiras, USF Alto do Peru, USF Boa Vista do Lobato, USF Fiais, USF Jaqueira do Carneiro, USF Recanto da Lagoa, USF Recanto da Lagoa II, USF San Martin II;Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário: USF Bom Jesus dos Passos, USF Alto do Congo, USF Itacaranha, USF Alto do Cruzeiro, USF Alto da Terezinha, USF Beira Mangue, USF Paramana, USF Ilha de Maré, USF Bate Coração, USF Vila Fraternidade, UBS Bariri, USF Alto De Coutos 2. (As unidades desse DS funcionarão até às 14 h, exceto as unidades USF Bate coração e USF Vila Fraternidade que encerrarão às 12h)
ASCOM SMS
Foto: Valter Pontes-Secom-PMS