Esporte

Bahia aposta em bom retrospecto contra o Fortaleza em casa; veja números

Em busca de uma recuperação consistente na Série A, o Bahia enfrenta o Fortaleza neste sábado (21) na Arena Fonte Nova e tem ao seu favor uma vantagem histórica considerável diante do rival cearense para, quem sabe, emendar seu terceiro triunfo seguido no campeonato e seguir se afastando da zona do rebaixamento. Apesar do momento completamente diferente vivido pelos clubes nordestinos – onde o Fortaleza briga por um título internacional – o tricolor baiano e sua torcida se acostumaram a ver o Bahia se sobressair diante do rival nos jogos dentro de casa.

Até hoje, levando em consideração partidas do Campeonato Brasileiro, Copa do Nordeste e Copa do Brasil, o Fortaleza só bateu o Esquadrão apenas duas vezes jogando em Salvador. E no recorte do século XXI, a única vitória veio neste ano, por 3×0, válida pela Copa do NE em fevereiro. A outra derrota aconteceu ainda no século passado, em jogo pelo Torneio dos Campeões em 1982. Naquela ocasião, o Fortaleza venceu pela fase de grupos por 1×0 na Fonte Nova.

No total, são 20 partidas disputadas entre as equipes em solo soteropolitano, com 11 triunfos do lado do Bahia e mais sete empates. A maioria das partidas foram válidas pelo Campeonato Brasileiro, seja no Brasileirão ou Taça Brasil, e pelo campeonato regional, ambos com sete jogos cada. Pela Série B foram quatro confrontos e pela Copa do Brasil uma única vez, além do jogo do Torneio dos Campeões.

Vale ressaltar que na história recente há um hiato de cinco temporadas onde as duas equipes não se enfrentaram, que durou de 2011 até 2015, sendo retomado na temporada 2016, com um empate em 1×1 pela Copa do Nordeste daquele ano.

Desde então, Bahia e Fortaleza não se enfrentaram com o time baiano como mandantes apenas em 2018 e 2022, quando atuavam em divisões diferentes no Campeonato Brasileiro. No ano passado, o único jogo aconteceu no Ceará na Copa do NE.

O otimismo por parte da torcida do Bahia pode se basear justamente no retrospecto recente. Mesmo com o Fortaleza crescendo em cenário nacional e conquistando vagas inéditas na Libertadores e uma final de Sul-Americana, o Esquadrão sempre fez jogo duro quando atuou em casa. Desde 2019, quando o Leão do Pici retornou à Série A, o Bahia venceu dois dos quatro jogos, ambos pelo Brasileirão. Primeiro um 2×1 em 2020, na Fonte Nova, e o memorável jogo dos quatro gols de Hugo Rodallega, quando o Bahia fez 4×2 em Pituaçu.

Por falar em números do ataque, essa é mais uma estatística dominada pelo Bahia no duelo dentro desse recorte. Na história, são 34 gols marcados pelo Esquadrão e 18 pelo Fortaleza. Apesar da diferença, o clássico não é marcado por goleadas. O único placar elástico em jogo com o Bahia de mandante foi em 1998, um 7×1 em cima dos cearenses válido pela Copa do Nordeste de 1998. Do lado do Fortaleza, o maior placar foi justamente o 3×0 aplicado em 2023.

Correio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *