Aberta consulta pública para a Semana Municipal do Hip Hop
Em meio às comemorações dos 50 anos do Hip Hop, o mandato coletivo Pretas por Salvador (PSOL) lançou na segunda-feira (9) uma consulta pública pela criação da “Semana Municipal do Hip Hop de Salvador”, objeto do Projeto de Lei nº 271/2023. O formulário segue aberto até o dia 16 e pode ser acessado por toda população através do link:https://forms.gle/TvpjkZSyfm6gKQVX6
Como explica a vereadora Laina Crisóstomo (PSOL), o projeto, em parceria com o GT Parlamentar do Hip Hop da Bahia, visa celebrar na semana de 12 de novembro – data de comemoração mundial do Hip Hop – a contribuição deste movimento para a cultura local e sua capacidade de promover a integração social.
Laina destaca o perfil do movimento, criado há 50 anos no bairro do Bronx, em Nova York, o Hip Hop tornou-se uma incisiva ferramenta social que traduziu, a partir de expressões artísticas, os problemas estruturais das populações negras e periféricas em todo o mundo.
Como reforça a vereadora, “através dos cinco elementos – MC, DJ, Break Dance, Grafite e Conhecimento – o Hip Hop promove autoestima, empoderamento, consciência social e inclusão social, acolhendo cada vez mais jovens e crianças com uma filosofia a qual dialoga com suas realidades”.
O PLE-271/2023 que institui a Semana Municipal do Hip Hop tem como objetivo fomentar e promover a conscientização da população sobre esta cultura, além de proporcionar a integração social entre jovens e apreciadores desta modalidade.
Atividades
Conforme o projeto, utilizando de um espaço de expressão e valorização para os artistas e entusiastas do Hip Hop da cidade, a semana deverá contar com a realização de seminários, workshops, debates e palestras em espaços públicos municipais, característicos de manifestações artísticas, adequados ao seu desenvolvimento ou ainda em escolas, shoppings, praças, espaços culturais e centros comunitários.
Como explica a vereadora Laina Crisóstomo, a consulta pública é parte do trâmite para aprovação de leis calendarizadas e tem como objetivo reunir contribuições e apoios públicos para o projeto, que seguirá em tramitação junto às comissões da Câmara Municipal de Salvador.
“O projeto, que busca envolver a comunidade local e proporcionar um ambiente inclusivo para artistas, foi constituído e discutido com representantes do GT parlamentar do Movimento e representa um passo significativo para a promoção da cultura e integração social em Salvador”, diz Laina.
Câmara Municipal de Salvador
(Foto: VC)