Sessão especial pelos 90 anos do Instituto de Cegos da Bahia
Os 90 anos do Instituto de Cegos da Bahia (ICB) serão celebrados na Câmara Municipal com uma sessão especial quarta-feira, 20, às 9h, no Plenário Cosme de Farias. A iniciativa é do vereador Alberto Braga (Republicanos).
Segundo Alberto Braga, o ICB é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que surgiu com o propósito de amparar deficientes visuais de todas as idades que viviam nas ruas de Salvador sem nenhum tipo de assistência.
O professor Alberto de Assis foi o fundador do ICB, que foi inaugurado em 1933. As instalações foram cedidas pelo prefeito de Salvador, Americano da Costa. O professor Assis idealizou um espaço único e acolhedor, onde os deficientes visuais pudessem receber a proteção necessária para si e suas famílias.
Conforme o site (www.institutodecegosdabahia.org.br), a primeira sede funcionou em um casarão no Barbalho. Nesse local, os abrigados viviam com suas famílias e trabalhavam na confecção de vassouras para garantir o sustento. As crianças e jovens que buscavam educação eram aceitos em regime de internato, inicialmente sob a direção de freiras.
Câmara Municipal de Salvador
(Foto: Visão Cidade)