Selo Castro Alves fará lançamento de livros no Centro de Cultura
A Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Salvador realizará o lançamento dos livros “Voz e Vez na Adolescência” e “Eu, Jovem, Prefeit@ de Salvador”, pelo Selo Castro Calves. O evento acontecerá no dia 28 de setembro, a partir das 9h, no Centro de Cultura da Casa e é aberto ao público.
A primeira obra é da pedagoga, doutora pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e gestora do Centro Educacional Antonino Silva (Ceas), Edileide Antonino, que reúne poesias e textos de mais de 40 jovens, professores, alunos e egressos do ensino fundamental do Ceas, além de escritos coletivos produzidos por turmas estudantis no período da pandemia.
A segunda, projeto da Doutora em Comunicação e Cultura, Daniela Silva, é iniciada a partir da provocação: ‘Se você fosse prefeito (a) de Salvador, o que priorizaria para os jovens?’. O livro reúne mais de duzentas propostas de jovens entre 18 e 29 anos de Salvador para políticas públicas e destaca a importância da escuta e participação ativa deste grupo na construção de políticas públicas que enfrentem os desafios que atingem as juventudes e toda a sociedade.
As respostas tocam em pautas nos eixos da educação, geração de emprego, apoio a negócios, saúde, cultura, esporte, diversidade, mobilidade e segurança. “É uma boa oportunidade de expor e refletir as insurgências apontadas pela juventude neste espaço de interlocução e ser contagiado pelo sentimento de inovação impresso em cada proposta”, afirma o presidente da Comissão de Cultura da Câmara e gestor do Selo Castro Alves, o vereador Sílvio Humberto (PSB).
O Selo Castro Alves foi criado em 2013 e visa editar publicações literárias de autores baianos em artigo, prosa, poesia, crítica literária e ensaios. Ele busca contribuir com a divulgação de questões históricas da política, economia, além da diversidade étnica, religiosa, artística e arquitetônica da cultura soteropolitana.
“Considero o Selo uma ferramenta popular e social essencial para fazer com que vozes consigam ser ouvidas, visibilizadas, publicadas e distribuídas entre instituições públicas, autores, bibliotecas e espaços de fomento à cultura”, destacou Sílvio.
O evento contará com a participação dos conselhos municipal e estadual de Juventude, além das autoras e do presidente da Comissão de Cultura.
Para participar, basta se inscrever no link: https://forms.gle/rkA3ANu7iJS62RDU7.
Câmara Municipal de Salvador
(Foto: VC)