Evangelização

Quem de verdade influência sua vida?


“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.” (João 16.33)
O mundo tem exercido uma influência negativa sobre a vida das pessoas que tem afetado o modo de pensar, falar, sentir, vestir e se relacionar de cada uma delas.
Quando falo de mundo, falo de um sistema imoral e totalmente corrompido em seus valores.
Estamos vivendo dias muito difíceis sobre a face da terra. O inimigo não quer de maneira alguma perder o domínio sobre as pessoas e tem feito tudo para manter a mente delas influenciada por ele, utilizando os métodos mais sutis para dominá-las.
Há uma grande guerra sendo travada no mundo espiritual e muitas vezes não percebemos o que esta acontecendo. Quais são os métodos mais usados pelo inimigo nesta guerra?
Basta analisar com senso crítico as mensagens que têm sido insistentemente veiculadas dentro de nossas casas por meio de filmes, sites, novelas, músicas e tantas outras coisas, que muitas das vezes incitam a violência, o roubo, a maledicência, o homossexualismo, a prostituição, os adultérios e as rebeliões.
Se cedermos a essas influências, seremos semelhantes ao mundo e deixaremos de cumprir o propósito para o qual Deus nos chamou.
O discípulo de Cristo que não se deixa influenciar por essas coisas, que deseja viver sob a perspectiva de Deus, muitas vezes é confrontado nos seus valores, num sentido pejorativo, ridicularizado e debochado com o fim de diminuí-lo diante das pessoas e de si mesmo.
O grande desafio da nossa geração é saber como confrontar o mundo e permanecer firme.
Como viver na contramão dessa realidade imoral e perversa. Como remar contra essa maré carregada de perversões.
Podemos, como discípulo de Jesus,
mesmo sendo tentados, resistir às influências e aos ataques do mundo, não permitindo que eles sobrepujem aos valores aprendidos na Palavra.
Para isso devemos tomar posições e ter atitudes corretas em relação ao mundo, sabendo o que diz a Palavra de Deus.
Por isso quero apresentar algumas dicas que nos ajudarão a viver num mundo corrompido sem nos corrompermos.
Para viver num mundo corrompido sem se corromper…

  1. Entenda que sua VIDA não PERTENCE mais ao mundo.
    “Eles não são do mundo, como também eu não sou.” (João 17.16)
    Jesus, para demonstrar a nossa total separação do mundo, usou como exemplo ele mesmo. Isso basta.
    O que Jesus quer nos ensinar aqui é que estamos no mundo, mas não somos do mundo e não devemos viver como o mundo vive em seu modelo de vida.
    Apesar de estarmos no mundo não somos daqui. Um cristão nascido de novo tem a sua conduta de vida completamente diferente daqueles que ainda não experimentaram um novo nascimento.
    O apóstolo Paulo destaca que não podemos nos conformar com este mundo:
    “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2)
    Há duas palavras que regem esse versículo – conformação e transformação.
    Ou seja, fôrma e Metamorfose. Paulo diz: e não vos conformeis com este mundo.
    O mundo tem uma fôrma. Essa fôrma é elástica e flácida. A fôrma do mundo é a fôrma do que é imoral e destruidor.
    O discípulo é alguém que não põe o pé nessa fôrma. Não se amolda ao formato do mundo, mas se transforma pela renovação da sua mente.
    A fôrma do mundo é um esquema que muda todo dia.
    Ao invés de entrarmos nessa fôrma para sermos conformados a ela, devemos ser transformados de dentro para fora, pela renovação da nossa mente.
    Ao invés de viver pelos padrões de um mundo em desacordo com Deus, os discípulos de Jesus são exortados a deixar que a renovação de sua mente, pelo poder do Espírito Santo, transforme sua vida harmonizando-a com a vontade de Deus.
    Certo pregador disse algo interessante:
    “Não devemos ser como o camaleão que assume as cores daquilo que o cerca.”
    Em vez de adotar o padrão exterior e transitório deste mundo, devemos como discípulos de Jesus ser transformados em nossa natureza íntima. As cores desse mundo não podem roubar a beleza da essência que existe dentro de nós.
    Nós, porém, seguimos um modelo absoluto e imutável.
    Esse modelo é Jesus!
    Para viver num mundo corrompido sem se corromper…

Bispo Cleonicio Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *