Cursos de iniciação à música sinfônica são oferecidos pelo Teatro Castro Alves
O Teatro Castro Alves (TCA), localizado em Salvador, está com inscrições abertas para cursos gratuitos de iniciação à música sinfônica. Os interessados devem se inscrever até 10 de setembro, através de um formulário online disponível no site do teatro.
As aulas, que serão realizadas entre 18 de setembro e 15 de dezembro, serão realizadas na modalidade online e têm como público-alvo pessoas maiores de 15 anos. Não é necessário conhecimento prévio.
Os cursos têm um encontro semanal e serão realizados ao vivo através da plataforma Zoom. Com duas salas por semana de cada curso, são 390 alunos contemplados no total.
São oferecidas turmas de três cursos: “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Seixas, e “Iniciação à flauta doce”, com Uibitu Smetak. Os três professores são músicos vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).
O candidato só poderá se inscrever em uma das turmas disponíveis e não serão validadas inscrições de quem já participou de cada curso. O TCA informou desta forma garante a possibilidade de atendimento a um maior número de pessoas.
Os participantes receberão por e-mail o retorno sobre a vaga até o dia 15 de setembro e deve confirmar o interesse. As instruções necessárias serão informadas antecipadamente para que realização das aulas sejam feitas com facilidade, sem qualquer custo, sendo necessária apenas conexão à internet.
Informações dos cursos
A linguagem musical da orquestra sinfônica, com Alexandre Loureiro
- Turma 1: segundas-feiras, das 10h às 12h, de 18 de setembro a 20 de novembro
- Turma 2: quartas-feiras, das 10h às 12h, de 20 de setembro a 29 de novembro
- 80 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação)
- Pré-requisito: maiores de 15 anos
Com objetivo de introduzir o público leigo ao universo da música de concerto, o curso foca na apreciação de obras criadas para orquestra sinfônica e em seus instrumentos.
No projeto são abordados os elementos da música, as características dos instrumentos de uma orquestra, o papel do maestro, os elementos e sinais básicos constitutivos de uma partitura musical, dentre outros temas, visando a audição musical consciente.
As aulas não objetiva a formação de músicos, mas também é de grande proveito para quem já o é ou deseja ser. O professor e violinista Alexandre Loureiro, bacharel em Música, possui larga vivência em música orquestral, tendo atuado durante muitos anos na OSBA.
Grandes compositores da música clássica, com Karina Seixas
- Turma 1: terças-feiras, das 19h às 21h, de 19 de setembro a 5 de dezembro
- Turma 2: quintas-feiras, das 10h às 12h, de 21 de setembro a 7 de dezembro
- 80 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação)
- Pré-requisito: maiores de 15 anos
O curso trata da trajetória de vida de grandes mestres compositores da música clássica e suas principais obras, levando o participante a uma viagem histórica e ampla para conhecer os nomes fundamentais deste universo.
Os compositores que serão apresentados são: Haydn, Mozart, Beethoven, Mendelssohn, Brahms e Tchaikovsky.
Karina Seixas, professora de orquestra, é formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Arteterapia (IJBA). Integra a OSBA desde 2000 e promove o projeto “A música e os seus segredos” desde 2011.
Iniciação à flauta doce, com Uibitu Smetak
- Turma 1: terças-feiras, das 10h às 12h30, de 19 de setembro a 5 de dezembro
- Turma 2: sextas-feiras, das 10h às 12h30, de 22 de setembro a 15 de dezembro
- 35 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação)
- Pré-requisito: maiores de 15 anos que possuam flauta doce (germânica ou barroca)
O curso destina-se a pessoas que desejem adquirir capacitação elementar em música. Durante as aulas, participantes recebem noções de execução de um instrumento musical (a flauta doce), assim como instrução em teoria musical, percepção e literatura musical (música de concerto).
O objetivo do curso é capacitar indivíduos com conhecimento musical prático e teórico em nível elementar, como enriquecimento cultural, e oferecer a eles a prática musical enquanto diletantes. Um curso profissionalizante seria de maior complexidade e ultrapassaria o escopo desta ação que visa, antes de tudo, um enriquecimento global do indivíduo através da musicalização, e não a formação profissional em música.
O projeto justifica-se pela sua importância enquanto veículo de incentivo à aquisição cultural através da arte da música. Uibitu Smetak é violinista da OSBA.
Especificamente neste curso, o aluno terá direito ao certificado com 80% de presença nas aulas, também sendo necessária uma prática individual, apresentada na última aula: sejam exercícios abordados ao longo dos encontros de aprendizado ou algum tema livre à escolha do aluno.
Além disso, logo na primeira aula, o participante deverá ter em mãos uma flauta soprano (germânica ou barroca). Caso o aluno pretenda adquirir o instrumento, o TCA sugere que se opte pela flauta barroca. Para o aluno participar dos exercícios propostos em aula, a câmera deverá estar aberta, visando orientações e correções da postura.
(G1 Bahia)
(Foto: Wikipédia)