EducaçãoNotíciasSalvador

Cerca de 20 mil alunos da rede municipal participam de ações de recomposição de aprendizagem neste sábado (23)

A chegada da Primavera será marcada na Rede Municipal de Ensino de Salvador por um dia especial: o início da ação “Aprender +”. Neste sábado (23), das 8h às 12h, os cerca de 20 mil alunos do 5º e 9º anos das escolas municipais participarão de atividades lúdicas e pedagógicas com vistas à recomposição da aprendizagem. Os eventos ocorrerão simultaneamente nas dez Gerências Regionais de Educação (GREs).

De acordo com o secretário da Educação, Thiago Dantas, o Aprender + integra-se a outras iniciativas que vêm sendo adotadas desde o início do ano na busca por reparar as perdas pedagógicas provocadas pela pandemia da Covid-19. Ele explica que os trabalhos são desenvolvidos com base nos dados de avaliações diagnósticas, que permitem um recorte preciso dos descritores críticos. Ou seja, indicam em quais habilidades os trabalhos devem focar para um efetivo avanço na aprendizagem. “A análise dessas informações permite a construção de um conjunto de estratégias para trabalhar as lacunas do processo de ensino e aprendizagem do período pandêmico”, frisa Dantas.

Durante o Aprender +, serão realizados aulões de Matemática e Língua Portuguesa, intercalados com atividades recreativas. A previsão é que a ação ocorra todos os sábados até o dia 10 de novembro. “O Aprender + é resultado de um trabalho intenso e conjunto realizado desde o início do ano letivo. Os profissionais de educação da nossa rede vêm realizando ações permanentes de estudo dos dados, elaboração de estratégias, formação de professores com foco em práticas pedagógicas que possibilitem a recomposição”, diz Verônica Dantas, diretora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (Smed). Ela ressalta o empenho e a dedicação de professores, gestores, coordenadores escolares, das equipes das GREs e da Smed.

SECOM

Foto: Valter Pontes / Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *