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19 países em 8 meses: por que Lula viaja tanto?

No lobby do hotel The Leonardo, em Johanesburgo, na África do Sul, a língua mais falada por ali na terceira semana de agosto era português e não inglês, um dos idiomas oficiais do país.

Quem subisse as escadas rolantes para chegar ao local daria de cara com dezenas de brasileiros — jornalistas e integrantes da equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estava no país para participar da 15ª Cúpula do Brics.

A cena se repetiu praticamente de forma idêntica em todos os outros países que Lula visitou nos primeiros oito meses de seu terceiro governo.

Nesse período, Lula viajou para 19 países. O número iguala o recorde também registrado pelo petista no primeiro ano de seu segundo mandato, em 2007 (veja dados abaixo).

E agora, assim como naquela época, a quantidade de viagens feitas por Lula virou alvo de críticas tanto de integrantes da oposição quanto dentro do governo e levanta a seguinte questão: por que Lula tem viajado tanto?

Especialistas ouvidos pela BBC News Brasil avaliam que a quantidade de viagens de Lula ao exterior nesses primeiros oito meses é resultado de uma soma de fatores que incluem: uma espécie de demanda reprimida em relação à atuação do Brasil na esfera internacional durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o perfil pessoal de Lula, que demonstraria mais interesse no assunto.

Eles ponderam, no entanto, que se de um lado as viagens do presidente podem “abrir portas” e gerar oportunidades no exterior, por outro elas podem dar margem a críticas internas e externas.

Recorde

Levantamento feito com base na agenda pública de Lula mostra que, entre janeiro e o fim de agosto, ele visitou 19 países. Entre eles, estão nações como Argentina, Estados Unidos, China e países do continente africano como Angola e África do Sul.

Com base em dados da Presidência da República, a BBC News Brasil verificou que esse é o maior número de países visitados por um presidente nos oito meses do seu primeiro ano de mandato desde a redemocratização do país, em 1985.

Ainda de acordo com o levantamento, o número foi o mesmo registrado para o período no primeiro ano do segundo mandato, em 2007.

Em 2003, quando assumiu o governo pela primeira vez, Lula visitou 13 países no período.

Entre os presidentes que mais viajaram nos primeiros oito meses de seus primeiros anos de mandato estão Dilma Rousseff (PT), que presidiu o Brasil entre 2011 e 2016, e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que comandou o país entre 1995 e 2002. Nenhum dos dois, no entanto, atingiu as marcas de Lula.

Entre janeiro e agosto de 1995, Fernando Henrique Cardoso viajou a nove países. No mesmo período de 1999, já em seu segundo mandato, o então presidente viajou para oito países.

Dilma Rousseff, por sua vez, foi a menos destinos que Lula e Fernando Henrique Cardoso. Entre janeiro e agosto de 2011, ela viajou para seis países. Em 2015, ela foi a nove.

As viagens de Lula no 3º mandato

Países visitados pelo presidente de janeiro a agosto de 2023

Argentina

23/01/2023

Em sua primeira viagem internacional no 3º mandato, Lula foi à Argentina participar da cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Lá, ele defendeu a criação de uma espécie de moeda comum para transações comerciais entre países da América do Sul.

Uruguai

25/01/2023

Lula se encontrou com o presidente Luis Alberto Lacalle Pou, em meio a tensões porque o país negocia um acordo comercial com a China sem o Mercosul. Lula disse entender os motivos uruguaios e que apoiaria um acordo do bloco com os chineses.

Estados Unidos

10/02/2023

Em sua segunda viagem internacional, Lula visitou o presidente americano, Joe Biden. Os EUA foram um dos primeiros países a reconhecer a vitória de Lula nas eleições de 2022. No encontro, Lula e Biden defenderam ações de combate à crise climática.

China

13/04/2023

Em sua terceira viagem, Lula se encontrou com empresários chineses e com o presidente Xi Jinping e deu declarações interpretadas como provocações ao Ocidente. Em uma delas, criticou a atuação americana na guerra entre Rússia e Ucrânia: “É preciso que os EUA parem de incentivar a guerra e comecem a falar em paz”.

Emirados Árabes Unidos

15/04/2023

Na volta da China, Lula passou pelos Emirados Árabes e se encontrou com o presidente Mohammed bin Zayed Al Nahyan. Na ocasião, voltou a dar declarações consideradas controversas sobre a guerra na Ucrânia. Segundo ele, o conflito teria sido resultado de uma decisão tomada pelos dois países: “A construção da guerra foi mais fácil do que será a saída da guerra, porque a decisão da guerra foi tomada por dois países”.

Portugal

22/04/2023

Na quarta viagem, Lula teve reuniões bilaterais em Portugal e participou da entrega do Prêmio Camões a Chico Buarque. A entrega deveria ter sido feita durante o mandato de Jair Bolsonaro (PL), mas o ex-presidente não assinou os documentos necessários.

Espanha

26/04/2023

Na Espanha, Lula foi recebido pelo rei Felipe 6º e pelo primeiro-ministro Pedro Sanchéz. Lá, moderou o tom em relação à guerra na Ucrânia e disse que nunca igualou russos e ucranianos em relação à responsabilidade pelo conflito.

Reino Unido

05/05/2023

Lula participou da coroação do rei Charles 3º e fez reuniões bilaterais com o primeiro-ministro Rishi Sunak. Ao final da viagem, o Reino Unido anunciou uma doação de cerca de R$ 500 milhões ao Fundo Amazônia, que financia o combate ao desmatamento.

Japão

20/05/2023

Lula foi um dos convidados da reunião do G7, em Hiroshima. A passagem pelo evento foi marcada pela expectativa em torno do encontro com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Uma reunião chegou a ser marcada, mas o governo brasileiro disse que o ucraniano não compareceu.

Itália e Vaticano

21/05/2023

Lula se encontrou com o papa Francisco, o presidente Sergio Mattarella e a primeira-ministra Giorgia Melloni. No Vaticano, Lula disse ter conversado com o papa sobre a guerra na Ucrânia, fome e mudanças climáticas.

França

22/06/2023

Em Paris, Lula participou de um evento convocado pelo presidente Emmanuel Macron chamado de Novo Pacto Financeiro Global. Em outro evento, ele disse que os países desenvolvidos têm uma dívida com o planeta. “Na verdade, quem poluiu o planeta nestes últimos 200 anos foram aqueles que fizeram a Revolução Industrial e, por isso, têm que pagar a dívida histórica que têm com o planeta Terra”, afirmou.

Argentina

04/07/2023

Em nova visita ao país, Lula participou da cúpula do Mercosul, em Puerto Iguazú. O presidente voltou a defender a criação de uma unidade monetária comum para o bloco, o que, segundo o governo, não substituiria as moedas locais, mas poderia ser usada para trocas comerciais, evitando o dólar.

Colômbia

08/07/2023

Em Letícia, Lula se encontrou com o presidente Gustavo Petro em reunião preparatória para a Cúpula da Amazônia, que aconteceria semanas depois. O encontro foi marcado por uma “saia-justa”. Diante de Lula, Petro defendeu o fim da exploração de petróleo na Amazônia. O tema é sensível, porque alas do governo brasileiro defendem a exploração na foz do Amazonas. Lula não respondeu ao comentário de Petro.

Bélgica

17/07/2023

Lula foi a Bruxelas para a cúpula que reuniu a Celac e a União Europeia. O encontro foi marcado pelas incertezas sobre o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, travado desde 2019. Lula criticou a postura do bloco europeu, que fez exigências na área ambiental. “A conclusão do acordo Mercosul-União Europeia é uma prioridade e deve estar baseada na confiança mútua e não em ameaças”, disse.

Cabo Verde

19/07/2023

A visita aconteceu na volta de Lula da Europa. Ele se encontrou com o presidente José Maria Neves e disse que gostaria de “recuperar” as relações do Brasil com a África. Nos quatro anos anteriores, Bolsonaro não visitou nenhum país africano.

Paraguai

15/08/2023

Em passagem rápida, Lula participou da cerimônia de posse do presidente Santiago Peña, que é do partido Colorado, legenda de centro-direita.

África do Sul

22/08/2023

Lula participou da 15ª Cúpula dos Brics, onde houve intensas negociações em torno da expansão do número de integrantes do bloco. Inicialmente, o Brasil era contra, mas, diante da pressão chinesa, aceitou. Em contrapartida, a declaração final da cúpula trouxe um aceno da China para a intenção do Brasil de ser membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.

Angola

25/08/2023

Lula fez reuniões bilaterais, teve um encontro com empresários brasileiros e angolanos e disse que a viagem era uma “retomada” das relações com a África. Na comitiva brasileira, estavam executivos de empresas investigadas pela Operação Lava Jato como Odebrecht, JBS e Andrade Gutierrez. Lula prometeu que o Brasil vai retomar o financiamento de obras no país.

São Tomé e Príncipe

27/08/2023

Lula participou da cúpula da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. A passagem pelo país durou apenas um dia.

Fonte: BBC News Brasil, Agenda presidencial

Demanda reprimida e ‘diplomacia presidencial’

Especialistas ouvidos pela BBC News Brasil avaliam que o volume de compromissos internacionais de Lula pode ser explicado por dois fatores principais:

  • A necessidade, segundo alguns analistas, de reposicionar o Brasil no cenário internacional após a gestão de Bolsonaro;
  • O perfil do presidente Lula, que demonstra mais interesse na política externa que alguns de seus antecessores.

“Uma das razões para que ele (Lula) faça tantas viagens está relacionada à necessidade de recolocar o Brasil no mapa do mundo após quatro anos de uma política externa errática e com algumas questões problemáticas como a de Bolsonaro”, diz Fernanda Magnotta, professora de Relações Internacionais na FAAP.

A política externa de Bolsonaro foi marcada por fatos como o fechamento do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, em 2019, um alinhamento político intenso com a administração do agora ex-presidente norte-americano Donald Trump e por polêmicas na relação do presidente com países como a França e a China.

“Qualquer outra liderança sem ser Lula teria que ir nessa direção porque era uma necessidade do Brasil”, afirma Magnotta.

O diplomata Rubens Barbosa segue a mesma linha de Magnotta e diz que as viagens de Lula nos primeiros meses de seu mandato precisa ser colocada em contexto.

“É preciso contextualizar e ver que Bolsonaro, por exemplo, fez o caminho inverso. Ele não viajou, não se inseriu internacionalmente. Vejo esse movimento de Lula como normal, especialmente nesse início de governo”, afirmou.

Diplomatas ouvidos pela BBC News Brasil em caráter reservado apontam ainda que haveria uma espécie de “demanda reprimida” entre os países da comunidade internacional interessados em se aproximar do Brasil que não havia sido atendida nos últimos anos.

Um dos dados que corroboraria essa tese é a quantidade de líderes internacionais com quem Lula se encontrou nos primeiros oito meses de seu novo mandato.

Até agosto, Lula já teve reuniões bilaterais com 48 chefes de Estado ou de governo, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Segundo um levantamento feito pelo jornal O Globo publicado em maio, Bolsonaro se reuniu com 31 em seus quatro anos de governo.

Diplomacia presidencial

O outro ponto citado pelos especialistas ouvidos pela BBC News Brasil para explicar a quantidade de viagens de Lula nos primeiros meses de seu novo governo é o que os estudiosos de política externa chamam de diplomacia presidencial.

“A diplomacia presidencial é aquela marcada pela pretensão do líder em se envolver diretamente em negociações internacionais com outras lideranças sem utilizar, necessariamente, o intermédio de ministros e diplomatas”, explica Fernanda Magnotta.

Cientistas políticos e acadêmicos do campo das relações internacionais também ponderam que o exercício da diplomacia presidencial pode refletir de forma mais ou menos acentuada características ou interesses pessoais do governante.

Dessa forma, líderes mais interessados em política externa tenderiam a ter uma atuação mais forte em fóruns multilaterais, enquanto outros, mais preocupados com questões domésticas, adotariam um perfil diferente.

Os acadêmicos avaliam também que a diplomacia presidencial pode, em alguma medida, gerar descontinuidade de projetos ou mudanças abruptas de prioridade a cada mudança de governo, especialmente em países nos quais os poderes do governante são maiores, como normalmente acontece nos regimes presidenciais.

“Isso (relações internacionais) é visto por líderes, e Lula é um deles, como uma forma de aumentar a visibilidade do país e do seu governo no cenário internacional para defender os interesses da nação com a máxima efetividade simbólica”, diz Magnotta.

Especialistas ouvidos pela BBC News Brasil apontam que Lula já havia demonstrado interesse em política externa nos seus dois primeiros mandatos (2003 a 2006 e 2007 a 2010). Por isso, o foco de Lula em uma agenda repleta de compromissos internacionais não chegou a surpreender os analistas ouvidos.

“Lula já havia feito isso no passado. Essas viagens todas são uma decorrência da forma como o presidente vê qual é o papel que o país deve desempenhar. Ele está aproveitando a visibilidade internacional que tem”, afirmou o diplomata Rubens Barbosa.

Segundo Fernanda Magnotta, a intensidade das viagens de Lula também têm relação com a sua visão de mundo.

“Lula parece acreditar que é do interesse do Brasil se colocar como um ator global e não apenas uma potência média ou regional. Um ator global interessado em rever a ordem internacional”, diz a professora.

Em entrevista à BBC News Brasil em agosto, o professor de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV) Oliver Stuenkel disse ver que há um esforço em curso do governo brasileiro para aumentar a influência global do país.

“Há um esforço claro de querer ampliar a visibilidade e influência do Brasil sobretudo depois de 10 anos que inviabilizaram uma atuação do Brasil na arena internacional”, disse Stuenkel.

Com esse objetivo em mente, as viagens de Lula ao exterior seriam uma forma de atingir essa meta.

Oportunidades, críticas e riscos

Fernanda Magnotta aponta que a presença de Lula em tantos eventos internacionais pode representar algumas oportunidades ao Brasil.

“A principal vantagem de uma agenda tão intensa é o aumento da visibilidade global. Quando temos um presidente ativo internacionalmente, isso pode atrair investimentos, oportunidades e aumentar as chances de haver articulações políticas com outros países”, disse a professora.

A quantidade de viagens de Lula, no entanto, passou a ser alvo de críticas de oposicionistas poucos meses após ele iniciar o seu mandato.

Uma das críticas é de que Lula estaria supostamente mais interessado em temas internacionais como a guerra na Ucrânia (suas intervenções sobre o assunto geraram polêmica) do que em questões domésticas, como a dificuldade do governo de montar uma base parlamentar sólida ou a política econômica.

“Um foco excessivo na política externa traz consigo alguns riscos. Muita gente vai dizer, por exemplo, que a agenda externa gera uma desatenção para as questões internas do país”, explica Fernanda Magnotta.

E Rubens Barbosa diz: “Até agora, o governo conseguiu aprovar seus projetos, mas se alguma reforma importante empacar, o presidente poderá ser alvo de críticas mais pesadas por conta dessa agenda internacional”.

Um dos problemas mais recorrentes do atual governo é sua sustentação parlamentar no Congresso Nacional.

Apesar de o governo vir conseguindo aprovar a maior parte dos seus projetos como o novo arcabouço fiscal e a primeira parte da reforma tributária, analistas políticos avaliam que Lula ainda não tem uma base sólida e que depende de negociações pontuais para conseguir fazer avançar a sua agenda.

Na tentativa de ampliar sua base, o governo vem promovendo mudanças no comando de ministérios. Nos últimos meses, o deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) assumiu a pasta do Turismo após a saída de Daniela Carneiro.

Há ainda a expectativa de uma reforma ministerial nos próximos dias, mas que vem sendo adiada e parte desse atraso vem sendo atribuído à agenda internacional de Lula nos últimos meses.

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG), um dos vice-líderes do governo na Câmara dos Deputados, admitiu à BBC News Brasil que houve, nos primeiros meses do governo, certa preocupação com relação a como as viagens de Lula poderiam afetar a capacidade de articulação política da atual administração.

Ele diz que um ponto de atenção foi a tramitação da medida provisória que determinou a atual organização dos ministérios do governo Lula.

Em maio, a tramitação da MP começou a preocupar o governo depois que membros do chamado Centrão, que lideravam esse processo, inseriram mudanças como a retirada de poderes dos ministérios dos Povos Indígenas (MPI) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Em meio ao impasse, os dias foram se passando sem que o governo conseguisse chegar a um acordo. O risco era que, se a MP não fosse votada e convertida em lei até os primeiros dias de junho, ela perderia validade e a estrutura dos ministérios do governo Lula teria que ser a mesma herdade do governo Bolsonaro.

O problema é que em maio, enquanto as negociações no Congresso Nacional iam a todo vapor e o governo encontrava resistências, Lula cumpria uma intensa agenda internacional visitando o Reino Unido, Japão, Itália e Vaticano.

Nos bastidores, até mesmo integrantes do governo reclamaram da dificuldade em alinhar os termos da negociação com o Centrão enquanto o presidente estava fora do país.

A MP acabou sendo aprovada no último dia antes de perder a validade e com a perda de atribuições do MPI e do MMA.

“Ali, a gente ficou um pouco preocupado”, lembra o deputado. “O problema não eram as viagens, mas a qualidade do tempo que se dedicava à articulação. Mas isso já foi resolvido. Quando está em Brasília, o presidente tem se dedicado mais à articulação. E quando está fora, os temas domésticos também são repassados a ele diretamente”, diz o parlamentar.

Fernanda Magnotta diz que outro ponto de tensão quando um governo assume uma política externa tão movimentada é com relação à expectativa do seu resultado e o potencial de polarização política.

“Na medida em que há um aumento desses compromissos, também aumentam as expectativas e, por consequência, as cobranças e as frustrações. O risco dessa diplomacia intensiva está ligado às entregas que ela será capaz de fazer e da possibilidade de uso político de tudo o que é decidido como elemento que incentive a polarização política que já existe no país”, diz a professora.

O senador e líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), critica, por exemplo, a condução da política externa de Lula.

“Durante o governo Bolsonaro, nós fechamos o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia e, agora, o acordo está parado. Além disso, o presidente Lula vem dando declarações equivocadas sobre a guerra na Ucrânia”, diz Marinho.

Freio

Integrantes do governo apontam que o ritmo de viagens de Lula nos próximos meses deverá diminuir. Após as idas à Índia para a reunião do G20, grupo das 20 maiores economias do mundo, Cuba e Estados Unidos (para a Assembleia Geral da ONU), Lula fará uma pausa para se submeter a uma cirurgia no quadril.

Há meses, o presidente vem sofrendo com dores crônicas na região. A cirurgia está prevista para acontecer no final de setembro ou início de outubro e deverá lhe obrigar a ficar em recuperação por algumas semanas.

A possível próxima viagem internacional de Lula em 2023 é a ida para a COP-28 (Conferência das Nações Unidas para o Clima), entre novembro e dezembro, nos Emirados Árabes Unidos.

(BBC)

(Foto:Marcelo Camargo-AB)

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