Assembleia Legislativa celebra o Dia da Juventude
A Assembleia Legislativa ganhou, na manhã desta sexta-feira (11), uma cara diferente, com a presença maciça de jovens e estudantes de diferentes lugares da Bahia. O motivo que levou esse público que não costuma frequentar tanto o Parlamento foi um só: a realização da sessão especial em homenagem ao Dia da Juventude (12 de agosto), proposta e presidida pelo deputado Matheus Ferreira (MDB) – não por acaso, o deputado mais jovem da Bahia e segundo do Brasil.
Além da maciça presença de jovens, a animada sessão foi marcada também por um número significativo de autoridades. Entre elas, estavam o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), pai do deputado Matheus Ferreira, e os secretários estaduais Felipe Freitas (Justiça e Direitos Humanos), José Antônio Maia Gonçalves (Administração Penitenciária e Ressocialização), Ângela Guimarães (Promoção e Igualdade Racial), além do coordenador-geral de políticas para Juventude da Bahia, Nivaldo Millet.
Isso sem falar nas dezenas de representantes de entidades estudantes e movimentos de juventude partidária. Muitos familiares e amigos do autor do projeto para comemorar o Dia da Juventude também marcaram presença no evento, a exemplo do vereador Super Geraldo (MDB), avô de Matheus. Também participaram do encontro diversos deputados, a exemplo de Olívia Santana (PC do B), Rosemberg Pinto (PT), Raimundinho da Jr (PL) e Dr. Diego Castro (PL).
Ao abrir a sessão, Matheus Ferreira defendeu a maior presença da juventude nos espaços de poder. “Hoje nós estamos aqui para dizer que a juventude precisa de protagonismo. Não queremos tomar o lugar de ninguém, mas queremos ser ouvidos e estar no lugar da tomada de decisões. A juventude é o presente e o futuro”, afirmou o parlamentar.
O deputado emedebista destacou sua breve mas importante trajetória no Legislativo, onde já se tornou vice-líder de governo, vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e integrante da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante do Parlamento. Agora, Matheus pretende, como deputado, intensificar mais a construção de políticas transversais voltadas para a juventude. “Toda semana irei me reunir com a coordenação de Políticas para Juventude para discutir ações unificadas”, assegurou. Entre as questões que mais o preocupam está a dificuldade do jovem de conseguir o primeiro emprego.
COMPROMISSO
Para o coordenador de Políticas para Juventude, Nivaldo Millet, não há condição de melhorar a realidade do Estado sem um olhar especial para a juventude. “Nos temos o compromisso de rodar toda a Bahia, olhar no olho dos jovens de cada uma dessas localidades, para que possamos construir políticas públicas juntos”, afirmou.
De acordo com Millet, é fundamental que essas políticas sejam construídas de forma transversal, passando pela promoção da igualdade racial, pelo respeito aos direitos humanos. “Precisamos, de forma transversalizada, construir esses novos caminhos e com a ajuda da Assembleia Legislativa, sobretudo do deputado Matheus Ferreira”, acrescentou ele.
Também presente no evento, o presidente da União dos Estudantes da Bahia (Ubes), Pedro Lucas Ferreira, lembrou outras datas comemorativas que coincidem com a homenagem ao Dia da Juventude. “Esta sessão serve para celebrar também o Dia do Estudante e os 86 anos da Ubes, que participou ativamente de várias conquistas, a exemplo das cotas sociais nas universidades”, afirmou.
Segundo ele, a sessão especial desta sexta-feira ficará marcada como o dia em que os estudantes “invadiram” a Casa do Povo. “Estamos aqui também para mostrar nossa disposição a resistir aos ataques diretos aos orçamentos das universidades e para dizer que os estudantes e as universidades merecem respeito”, afirmou.
Último a discursar, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) falou de seu orgulho como pai e liderança política ao participar da sessão especial em homenagem ao Dia da Juventude. Ele contou que, na quinta-feira, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, inaugurou uma escola de tempo integral com 44 salas climatizadas no Subúrbio Ferroviário de Salvador. “Temos consciência de nossa responsabilidade de formar os estudantes e jovens de nosso estado. Sem eles, não há futuro para nossa nação”, afirmou.
Ao final do evento, o proponente da sessão distribuiu o Prêmio Parceiro da Juventude para diversas personalidades, entre eles o pró-reitor de Assistência Estudantil da Uneb, Jean da Silva Santos, os deputados Rosemberg Pinto, Olívia Santana, Raimundinho da JR, Dr. Diego Castro, dentre outros. A sessão também foi marcada por apresentações de música e declamação de poesia.