TGM recebe espetáculo Matéria dos Sonhos nesta terça (11) e quarta (12)
O Teatro Gregório de Mattos (TGM), na Praça Castro Alves, recebe o espetáculo Matéria dos Sonhos – Shakespeare em 24 vozes – nesta terça (11) e quarta-feira (12), às 19h, com entrada franca. A encenação teatral é o resultado do curso Clube da Cena – Solos – Grande Personagens realizado pela Companhia de Teatro Os Argonautas, em parceria com a Fundação Gregório de Matos (FGM) – Espaço Boca de Brasa Centro.
Nesta sétima edição, o projeto é focado no trabalho solo da intepretação de grandes personagens do teatro universal e seus monólogos. O idealizador da iniciativa, o professor, ator e diretor Harildo Déda, afirma que a peça reúne grandes papéis emblemáticos da dramaturgia shakespeareana, extraída de peças como “Macbeth”, “Hamlet”, “Otelo”, “Romeu e Julieta”, “A Megera Domada” e “O Mercado de Veneza”, dentre outros.
“A obra de William Shakespeare é um espelho, um palco que nos ilumina. Suas peças são uma profunda e fascinante meditação sobre a sociedade e a vulnerabilidade do ser humano. Seus personagens espelham sentimentos e comportamentos, paixões e potencialidades, enfim, tudo o que nos move, para o bem ou para o mal”, considera Déda.
Cada integrante recebeu uma personagem para seu estudo e prática nas aulas de interpretação. “O recital de atuação apresenta uma sequência de 24 apresentações solo dos integrantes, encadeadas pelo roteiro e direção, configurando um verdadeiro painel da obra de Shakespeare”, explica.
Os ensaios ficaram sob a orientação do diretor, dramaturgo e sonoplasta Marcelo Flores. O espetáculo conta com a coordenação e produção de Alethea Novaes e iluminação de Otávio Correia.
Laboratório – O Clube da Cena é um curso em forma de laboratório de exercícios e investigação teatral, com aulas práticas e teóricas, criado há 20 anos. Déda declara que os ensinamentos proporcionam ao elenco de integrantes a reciclagem, treinamento e aperfeiçoamento da interpretação. “Temos possibilitado conhecimento em dramaturgia e linguagem cênica, formação de plateia e difusão da estética teatral entre públicos diversos”, conclui.
SECOM
Foto: Felipe França-Divulgação