GP da Inglaterra de F1 2023: Verstappen é pole
Segue o líder! Max Verstappen conquistou neste sábado a pole position do GP da Inglaterra. No entanto, a protagonista da classificação foi a McLaren, que quase obteve a posição de honra no grid inicial com Lando Norris – superado já na bandeirada pelo bicampeão da RBR – e pôs Oscar Piastri em terceiro. A volta mais rápida de Max valeu 1m26s720, com 0s2 de vantagem sobre Norris.
O giro final de Verstappen, porém, veio quando era o britânico da McLaren o mais rápido do Q3, na bandeirada. Lando havia registrado seu melhor tempo no fim da regressiva, desbancando o giro originalmente estabelecido pelo piloto da RBR.
Grid de largada do GP da Inglaterra de F1 2023
Classificação e grid de largada do GP da Inglaterra de F1 2023
Posição | Piloto (equipe) | Tempo |
1º | Max Verstappen (RBR) | 1m26s720 |
2º | Lando Norris (McLaren) | 1m26s961 (+0s241) |
3º | Oscar Piastri (McLaren) | 1m27s092 (+0s372) |
4º | Charles Leclerc (Ferrari) | 1m27s136 (+0s416) |
5º | Carlos Sainz (Ferrari) | 1m27s148 (+0s428) |
5º | George Russell (Mercedes) | 1m27s155 (+0s435) |
7º | Lewis Hamilton (Mercedes) | 1m27s211 (+0s491) |
8º | Alexander Albon (Williams) | 1m27s530 (+0s810) |
9º | Fernando Alonso (Aston Martin) | 1m27s659 (+0s939) |
10º | Pierre Gasly (Alpine) | 1m27s689 (+0s969) |
11º | Nico Hulkenberg (Haas) | Q2 |
12º | Lance Stroll (Aston Martin) | Q2 |
13º | Esteban Ocon (Alpine) | Q2 |
14º | Logan Sargeant (Williams) | Q2 |
15º | Sergio Pérez (RBR) | Q1 |
16º | Yuki Tsunoda (AlphaTauri) | Q1 |
17º | Guanyu Zhou (Alfa Romeo) | Q1 |
18º | Nyck de Vries (AlphaTauri) | Q1 |
19º | Kevin Magnussen (Haas) | Q1 |
DESCLASSIFICADO | Valtteri Bottas (Alfa Romeo) |
*O resultado foi modificado às 15h00 para incluir a desclassificação de Valtteri Bottas (Alfa Romeo), punido por não fornecer a amostra exigida de combustível para análise pós-classificação.
Max conquistou sua 27ª pole da carreira; a sétima da temporada e a quinta consecutiva desde Mônaco – a três de igualar o recorde de oito poles sucessivas, estabelecido por Ayrton Senna entre 1988 e 1989.
Com os sete primeiro separados por menos meio segundo, a sessão foi excepcionalmente competitiva, com bons desempenhos da Ferrari, que já havia mostrado força ao longo dos treinos livres; Williams, que deu um salto de performance; e até McLaren e Mercedes, que ainda se viram inconsistentes no começo do fim de semana.
(GE)
(Foto: internet)