FGM premia melhores fanfarras e balizas do Cortejo do 2 de Julho
A Fundação Gregório de Mattos (FGM) realiza nesta sexta-feira (14), às 14h30, a cerimônia de premiação do Festival de Fanfarras e Balizadores 2023, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. A ação ocorre no Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360, em Coutos, com entrada gratuita.
No evento, as quatro fanfarras finalistas do concurso se apresentarão: Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, Fanfarra da Escola Municipal da Palestina (Famup); e Fanfarra da Escola Municipal Alexandrina Santos Pita – Pirajá (Masp).
A premiação ocorre nas categorias Melhor Fanfarra e Melhor Baliza, e os três primeiros em cada uma delas serão contemplados com troféus. Na categoria Melhor Fanfarra, os jurados consideraram como critérios a Harmonia; Música; Evolução; e Figurino e Adereços. A campeã receberá ainda uma placa decorativa a ser fixada na escola.
Já na categoria Melhor Baliza, foram consideradas a Performance; Figurino e Adereços; Carisma; e Conjunto. Além do troféu, a campeã ganhará um ensaio fotográfico realizado pela fotógrafa Marisa Vianna.
O corpo de jurados que avaliou as candidatas foi formado por Leonardo Almeida (produtor de conteúdo para o Canal Banda Show), Vinícius Zacarias (pesquisador vinculado ao Pósafro/Ufba), Elivan Nascimento (bailarino, coreógrafo e integrante do Coletivo AfroBapho), Jane Palma (FGM), Vagner Rocha (FGM) e Chicco Assis (FGM).
SECOM
Foto: Marisa Vianna/Divulgação