Política

Centro de Cultura sedia debate sobre recuperação de espaços históricos

Terceiro encontro discutiu “Dimensão Social e Vulnerabilidades em Áreas Centrais”

O Centro de Cultura da Câmara foi o palco do terceiro encontro do ciclo de debates “Pensar a Cidade: Reflexões para o Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio de Salvador”. A Prefeitura de Salvador e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) coordenaram o evento. “Dimensão Social e Vulnerabilidades em Áreas Centrais” foi o tema deste encontro, que ocorreu na tarde da terça-feira (18). A próxima sessão, agendada para o dia 25 deste mês, abordará o tema “Cidades e Cultura”.

O debate contou com a presença de várias autoridades, entre elas a vice-prefeita Ana Paula Matos e a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) da capital baiana, Fernanda Lordêlo.

“Quando pensamos em uma área como a do Centro Histórico, qualquer investimento aqui enfrenta enormes desafios, pois é necessário respeitar a cultura e a história do local, ao mesmo tempo em que levamos em conta as sugestões da população para inovar”, afirmou a vice-prefeita.

Fernanda Lordêlo ressaltou a necessidade de focar no aspecto social, especialmente no que se refere às mulheres neste espaço urbano. Segundo ela, é essencial abordar a cidade de forma abrangente.

“Estes debates são de grande relevância, pois além dos aspectos já considerados do ponto de vista urbanístico, cultural e artístico, também estamos avaliando a perspectiva das pessoas que vivem nesses locais e a melhor maneira de melhorar suas condições de vida”, destacou Lordêlo.

O debate também teve a participação de Mariana Chiesa, advogada e professora de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Ângela Maria Gonçalves, psicóloga e assistente de Desenvolvimento de Projetos e Articulação Institucional do Projeto Axé.

O ciclo de debates, que teve início no começo de julho, está aberto ao público e conta com a presença de comerciantes locais, líderes comunitários e representantes de diversos grupos relacionados ao Centro Histórico.

CMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *