Bahia quer usar ‘espírito’ da Copa do Brasil para reagir no Brasileirão
A eliminação do Bahia para o Grêmio nas quartas de final da Copa do Brasil vai demorar para ser digerida pelos tricolores. O time baiano ficou perto de conquistar a vaga inédita na semifinal, mas foi derrotado nos pênaltis por 4×3. Apesar da queda, internamente o clube quer usar a atuação no Rio Grande do Sul como motivação para a sequência da temporada.
A partir de agora, o Bahia tem apenas o Campeonato Brasileiro para se preocupar. E vive má fase no torneio. Em 14 jogos, venceu somente três, e o aproveitamento geral de 30% reflete diretamente na tabela de classificação. A equipe está na 16ª posição, só dois pontos à frente do Goiás, que abre a zona de rebaixamento.
“A classificação não veio, mas vale ressaltar a luta, a garra do time. Por um detalhe nos pênaltis ficamos de fora, mas temos que buscar essa motivação, essa confiança no Brasileiro para nos colocar em uma colocação melhor. Acho que isso vai acontecer”, analisou o volante Yago.
A primeira chance de recuperação será domingo, contra o Athletico-PR, na Ligga Arena, em Curitiba. Na opinião do meia Lucas Mugni, o Bahia precisa respeitar menos os adversários, principalmente fora de casa.
“Gostaria que a nossa mentalidade seja igual ou até melhor do que foi aqui. Jogar de igual para igual. Você pode ganhar ou perder, mas temos que deixar de respeitar tanto os caras. Acho que em alguns jogos fora de casa respeitamos demais. É jogar de igual para igual e ir para cima, como aconteceu várias vezes”, disse o argentino, em coro engrossado por Ademir.
“Tem que ressaltar esse espírito de luta, que a gente mantenha no Brasileiro. A gente mantendo esse espírito, (nós) vamos conseguir os triunfos e sair dessa situação. Acredito que a sorte vai virar, estamos trabalhando para isso”, afirmou o atacante.
mais reforços
Não é só confiança ou motivação que o time vai ganhar. O Bahia terá reforços para a sequência da temporada. Sejam eles atletas novos ou que estavam no departamento médico. Contra o Grêmio, o volante Yago e o lateral Matheus Bahia voltaram a jogar após quase dois meses em recuperação de lesões.
Com a volta de Chávez, que cumpriu suspensão contra o Grêmio, Renato Paiva passa a ter três opções na lateral esquerda. Ryan foi o titular em Porto Alegre.
Os atacantes Jacaré e Biel iniciaram a fase de transição e devem ficar à disposição do treinador nas próximas semanas. Entre os novatos, o lateral direito Gilberto está regularizado e depende somente da forma física para estrear. Ele estava de férias após ter sido campeão português pelo Benfica em maio.
O Esquadrão aguarda a chegada do lateral esquerdo uruguaio Camilo Cándido, do Nacional. Ele passará por exames médicos antes de assinar contrato de empréstimo. O clube ainda mapeia o mercado em busca de reforços para outros setores. A janela de transferências ficará aberta até o dia 2 de agosto.
“Em relação à janela, estamos trabalhando. Fecha em agosto, vão chegar jogadores, já disse. Às vezes as negociações não são fáceis, mas estamos preparados para isso”, explicou Renato Paiva.
Correio