Política

Alunos da Universidade de Michigan e UFBa visitam a Câmara de Salvador

Visita guiada foi promovida por André Fraga em parceria com a Escola de Administração da UFBa e a Prefeitura de Salvador

O icônico prédio da Câmara Municipal de Salvador foi objeto de uma visita guiada promovida pelo vereador André Fraga (PV), em 28 de junho, com 16 alunos intercambistas da Universidade de Michigan, dos Estados Unidos, e 15 da Escola de Administração da UFBa. O objetivo foi apresentar a riqueza do espaço e o funcionamento da casa legislativa aos alunos brasileiros e americanos, que estão num curso intensivo de quatro semanas na UFBa, o Summer Course.

“Não teve como não lembrar da época que eu era secretário municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e promovia visitas guiadas nos prédios sustentáveis e inovadores do Colabore e da própria Secis, no Comércio. Essas iniciativas são ótimas para aproximar as pessoas do poder público e gerar conscientização, cidadania e valores fundamentais para a nossa democracia”, disse André Fraga.

Na oportunidade, os alunos puderam conhecer o plenário da Câmara e o memorial. Participaram também da visita a professora Cássia Goes, coordenadora pedagógica da Gerência Regional de Educação Subúrbio II; Victor Queiroz e Klaus Jovita, do Escritório de Cooperação Internacional da Prefeitura de Salvador; e as professoras Luiza Teixeira e Morgana Krieger, que ministram a disciplina de extensão Administração Pública e Políticas Públicas no Contexto Brasileiro, na UFBa.

“A gente achou que fazia sentido ir para fora da universidade e conversar com quem está atuando, de fato. Por isso, conversar com André foi muito interessante, pois ele tem experiências no executivo e legislativo. Também foi importante conversar com a professora Cássia, que pôde compartilhar sua experiência na área de políticas públicas voltadas à educação”, contou a professora Morgana Krieger. Ela relatou ainda que muitos alunos, mesmo morando em Salvador, sequer tinham entrado na Câmara.

Esse é o caso da aluna Ana Luiza Santos. “Entender como funciona a câmara, suas sessões, como as pautas são desenvolvidas… foi essencial para minha compreensão do trabalho feito pelas pessoas que elegi”, disse. A intercambista Beija McCarter também gostou da visita. “Aprendi que algumas das principais figuras históricas da história da independência brasileira foram mulheres. Aprender a história da independência brasileira e como o governo brasileiro é administrado atualmente foi uma grande experiência do meu tempo em Salvador”, considerou.

Para André Fraga, a experiência foi tão positiva que ele já está pensando em novas visitas guiadas. “Quem tiver um grupo interessado em conhecer mais o trabalho legislativo e o funcionamento da Câmara de Salvador, entre em contato com o nosso mandato para organizarmos uma visita do tipo. Pode ser empresas, escolas, grupos da sociedade civil… Queremos promover a conscientização e o acesso da população ao nosso trab

CMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *