Representantes dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias discursam na Tribuna Popular
A Tribuna Popular da sessão ordinária desta segunda-feira (26) teve a participação de Rodolfo Rodrio e Nildo Pereira. Ambos representaram o Sindicato dos Servidores Municipais de Salvador (SINDSEPS) e realizaram pronunciamentos reivindicando reajustes para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.
Rodolfo Rodrio afirmou que o prefeito Bruno Reis anunciou um reajuste de 4% para as outras categorias de servidores do município. “Entretanto, somente essas duas categorias não foram contempladas. E é necessário fazer valer a Lei Municipal 7.867/2010, que implantou o Plano de Cargos e Vencimentos dos Profissionais de Saúde de Salvador”, frisou a liderança sindical.
Já Nildo Pereira recordou que no ano passado diversos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias ficaram acampados na frente da Prefeitura e da Câmara de Salvador cobrando a implantação no município da Emenda Constitucional 120. O Congresso Nacional promulgou no dia 5 de maio de 2022 essa EC, que garante um piso salarial nacional de dois salários mínimos às duas categorias.
“Após nossa luta, a Câmara de Salvador aprovou e foi sancionada a Lei 9.646/2022, que garante o piso de dois salários mínimos na capital da Bahia. Mas o vencimento básico inicial de dois salários mínimos não está sendo cumprido pela Prefeitura”, disse Nildo Pereira.
Já o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) afirmou que é necessário valorizar os esforços desses profissionais da saúde. “Eles protegem a saúde dos cidadãos com o seu trabalho e muitas vezes se arriscam, pois percorrem locais de Salvador onde há grande incidência de violência”, disse o parlamentar.
Augusto Vasconcelos também frisou que há casos na Prefeitura de Salvador de profissionais de saúde que tentam há mais de sete anos se aposentar. “Em audiência com a participação do Ministério Público Estadual, os prepostos da Prefeitura informaram que há somente um servidor com a função de analisar esses processos”, afirmou o vereador.
Carballal na CBPM
Já o vereador Henrique Carballal (PDT) comentou sobre o desafio de assumir a Presidência da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). “A CBPM e a atividade da mineração têm uma grande relevância para a economia baiana”, disse.
Ele também frisou que já está no quarto mandato como vereador. “É emocionante. Pois lembro que aos 15 anos de idade vim pela primeira vez vim nas galerias dessa Casa para reivindicar a meia passagem para os estudantes”, disse.
“E anos depois trabalhei aqui como assessor de plenário do ex-vereador e ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBa), Germano Tabacof”, recordou Carballal.
Câmara Municipal de Salvador