NotíciasSalvador

Prefeituras-Bairro completam 300 mil atendimentos em 2023 e vão ampliar serviços com 5 unidades itinerantes

As 10 unidades das Prefeituras-Bairro de Salvador já fizeram mais de 300 mil atendimentos em 2023, sendo marcações de consultas e exames, entrega de medicamentos e inclusão de dados no CadÚnico os serviços mais procurados. A meta estabelecida pela gestão municipal para o segundo semestre é aumentar ainda mais esses números e a capilaridade do serviço, com a implantação inédita de cinco unidades volantes, que vão realizar mutirões em localidades específicas, por meio do programa Prefeitura-Bairro Vai Até Você.

Como explica Luciano Sandes, titular da Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), as cinco unidades itinerantes a serem implementadas vão se somar aos 10 postos fixos já existentes e à 11ª Prefeitura-Bairro, a do Distrito Cultural do Centro Histórico, que está em processo final de implantação, com sede no Terreiro de Jesus. Ou seja, serão ao todo 16 opções de atendimento ao cidadão.

“O objetivo do Prefeitura-Bairro Vai Até Você é ir além da estrutura física e chegar até a ponta, até bem próximo do cidadão. Portanto, vamos fazer uma readequação do modelo atual. A ideia é termos cinco unidades itinerantes que façam eventos em localidades específicas, onde a gente tenha uma grande demanda. Vamos realizar um levantamento desse arranjo espacial da cidade para que a gente otimize a prestação dessa gama de serviços”, disse.

Como exemplo prático, Luciano Sandes cita o caso da Prefeitura-Bairro de Itapuã, cuja sede está localizada na Av. Dorival Caymmi e atende à população de 17 bairros, numa área de 94 km quadrados. “Com as unidades itinerantes, a gente pode realizar um grande evento em Cassange, que fica numa ponta da poligonal, ao mesmo tempo em que fazemos outro na Boca do Rio, localizada na outra ponta da área, descentralizando assim o nosso serviço. Outro exemplo: dentro da Prefeitura-Bairro Barra/Pituba temos o Vale das Pedrinhas e o Nordeste de Amaralina, que têm grande população, então podemos levar uma unidade itinerante lá para dentro”, cita.

Serviços – Até o momento, 302.913 atendimentos foram realizados em 2023. Os serviços mais procurados foram marcação de consultas e exames (83,7 mil), dispensação de medicamentos (42,2 mil), CadÚnico (37,6 mil), entrega de Cartão SUS (26 mil) e Cálculo da Guia da Previdência Social (13,7 mil).

Os dados incluem a primeira ação itinerante do Prefeitura-Bairro Vai Até Você, realizada no Campo da Pronaica, em Cajazeiras X, numa parceria entre a SACPB, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No evento, realizado entre segunda (29) e quarta-feira (31), foram feitos 1.123 atendimentos, com destaque para marcação de consultas e exames (326), aplicação de vacinas (150) e entrega de Cartão SUS (144). A feira ainda teve atendimento do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), da Coelba, do programa Primeiro Passo, da Ouvidoria do município, entre outros.

Segundo Luciano Sandes, as cinco unidades volantes a serem implantadas vão realizar mais mutirões como esse de Cajazeiras, sempre em parceria com entidades como o próprio MP-BA, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e demais secretarias municipais. “A ideia é que a nossa atuação seja como indica o próprio nome da secretaria: articulação. Vamos nos articular cada vez mais com outros entes, tanto federais como estaduais, para participarem desse grande projeto de atendimento ao cidadão na ponta”, disse.

Demais ações da Secretaria de Prefeituras-Bairro

Grande evento em setembro

Luciano Sandes: “A gente quer fazer um grande evento itinerante de serviços à comunidade reunindo SMS, Sempre (Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer), Ministério Público e Tribunal de Justiça em setembro ou em outubro. Estaremos lá com todos os serviços da Prefeitura-Bairro, como atendimento de CadÚnico, Primeiro Passo, vacinação, marcação de consultas, entre outros. O TJ entra com a mediação de conflitos, o MP com o reconhecimento de paternidade, podemos colocar a Coelba com resolução de contas, enfim, vamos realizar um grande feirão para o cidadão”.

Melhorias no atendimento do CadÚnico

Luciano Sandes: “Nós temos hoje dois atendentes por unidade fixa da Prefeitura-Bairro exclusivos para o serviço do CadÚnico. Estamos conversando com a Sempre e vamos ampliar para quatro atendentes por unidade. A Sempre vai realizar a contratação de mais 100 profissionais que ficarão exclusivos para esse serviço, e nós indicamos pessoas que têm perfil para trabalharem com isso. Espero que já no mês de junho a gente consiga ter esse incremento. Serão 40 atendentes para atendimento exclusivo do CadÚnico nas estruturas das Prefeituras-Bairro”.

Treinamento de ambulantes no Centro Histórico

Luciano Sandes: “Temos no Centro Histórico aqueles que a gente chamaria de ‘pessoas que transitam comercialmente’. Por exemplo: os pintores timbaleiros (que fazem pinturas corporais semelhantes aos da Timbalada). E a gente tem alguns problemas com esses agentes. Por exemplo: a tinta usada pelos timbaleiros não é adequada, pode dar irritação na pele. Então, estamos fazendo o cadastro junto à Semop (Secretaria de Ordem Pública) de todo esse pessoal que afere algum resultado comercial no Centro Histórico, seja de que tipo for. Aqueles que não se enquadrarem com a forma como estamos ordenando as atividades no Centro Histórico, nós vamos treinar. Então, por exemplo, os timbaleiros passarão por um treinamento de como realizar a abordagem ao turista. Isso é feito de forma muito abrupta, com importunação, e tem que ser feito de forma correta, explicando como é a tinta que se usa, quanto está cobrando pelo serviço e perguntando se a pessoa quer ter aquela pintura. Então, no Centro Histórico, vamos realizar treinamento de guias turísticos, de ambulantes, de quem vende fitinha, de quem vende souvenirs, de todas as atividades econômicas que são inerentes ao local. Além disso, todo mundo terá fardamento específico. Quem trabalha como guia terá uma farda exclusiva, quem trabalha com pintura também”.

Capacitação de colaboradores

Luciano Sandes: “Estamos realizando a capacitação de todos os colaboradores das Prefeituras-Bairro. Já treinamos 150 profissionais nesse último mês e vamos chegar a 450 até setembro. Já tivemos desde treinamentos em primeiros-socorros, em parceria com o Samu, até de atendimento a pessoas com deficiência, inclusive em Libras. Também temos a capacitação em diversos sistemas que estão sendo atualizados, como por exemplo o que é utilizado pelo Tribunal de Justiça. Em todas as unidades fixas, temos investido nesse tripé: melhorar a estrutura física – como climatização, segurança, internet -, trazer mais serviços para o cidadão e melhorar o atendimento através do treinamento dos colaboradores”.

Respondendo às demandas da população

Luciano Sandes: “Muitos cidadãos procuram as Prefeituras-Bairro pedindo para tapar um buraco, realizar a poda de uma árvore ou a manutenção de uma praça. Então, melhoramos a interlocução dos nossos diretores de Prefeituras-Bairro com as secretarias do município para resolver essas demandas com brevidade. Nós mapeamos 65 pontos de alagamento na cidade e entregamos para a Sucop, que está realizando as obras. Fizemos a listagem de ruas a serem recapeadas na cidade e também entregamos à Sucop, que está fazendo. Levantamos os pontos de ônibus onde existem aquelas ondulações no asfalto e também passamos à Seman. Hoje, por exemplo, a operação tapa-buraco é feita nas áreas onde as Prefeituras-Bairro atuam com muita rapidez. O que estamos fazendo é exercer a capilaridade que nós temos. Eu digo sempre que a SACPB é um ‘canhão’. Se bem trabalhada, a gente terá uma abrangência muito grande de ações apontadas para as maiores necessidades da população”.

Fotos: Jefferson Peixoto/ Secom

Reportagem: Vitor Villar/ Secom


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *