Cidadão já pode acessar serviços do TRE-BA por meio do site do BB
Quem visita o site do Banco do Brasil (BB) já pode acessar os ‘Serviços Eleitorais’. O link, disponibilizado na área de “Serviços ao Cidadão”, é fruto de parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e a instituição financeira. Clicando no ícone específico, o interessado é direcionado para uma página do Regional baiano, onde poderá ter acesso facilitado aos mais diversos serviços eleitorais.
O Termo de Cooperação Técnica foi assinado no último mês de abril pelo presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, e pelo gerente da unidade de negócios com o setor público do BB, Marcio Antonio Chiumento. A parceria é sem ônus para os cofres públicos e segue até 2028, podendo ser renovada.
De acordo com o presidente da Corte baiana, a iniciativa faz parte do projeto ‘TRE em Todo Lugar’, conhecido pela capilaridade e por formas de possibilitar atendimento aos eleitores de modo presencial, virtual e itinerante. “A parceria com o Banco do Brasil chega para ampliar o projeto TRE em Todo Lugar que, desde a sua implantação, tem se destacado por proporcionar ferramentas de desburocratização dos serviços eleitorais e de aproximação com o cidadão”, afirmou o desembargador Maynard Frank.
Dentre os serviços oferecidos no link disponível no site do Banco do Brasil, estão: emissão de certidão de quitação eleitoral, consulta aos locais de votação, consulta da situação eleitoral, verificação de débitos e emissão de GRU.
Aplicativos
Além do direcionamento no site do banco, o Termo de Cooperação prevê, ainda, a divulgação dos serviços eleitorais pelo aplicativo da instituição financeira. Com isso, os clientes poderão receber avisos e orientações da Justiça Eleitoral de forma periódica. A ideia é alertar sobre prazos eleitorais; datas de eleições; dentre outras informações relacionados ao exercício do voto e da cidadania. Pelo aplicativo bancário também será possível receber informações sobre os benefícios de ser mesário, direitos relacionados à identidade de gênero e questões direcionadas aos eleitores com deficiência.
Ascom TRE-BA