Audiência vai discutir condições de trabalho de agentes ambientais
Apesar da importância da reciclagem ser tema de consenso na sociedade, as condições de trabalho dos profissionais responsáveis por essa atividade ainda carecem de atenção pública. Para contribuir com essa mudança, o Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador recebe, nesta sexta-feira (2), a partir de 9h, a audiência pública “Reciclosólidos”.
A atividade tem, como foco principal, o debate do Projeto de Lei nº 104/2023 que visa garantir o fornecimento de bicicletas elétricas de carga para a categoria no município.
Inspirado no que já acontece em capitais como Maceió, Fortaleza e Teresina, o projeto “Reciclosólidos” é fruto do debate entre os e as profissionais de reciclagem, lideranças populares e comunitárias com o mandato coletivo Pretas Por Salvador, responsável por protocolar o projeto.
O mandato também esteve ao lado dos agentes ambientais de resíduos sólidos em reunião com a Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) a fim de apresentar a proposta e entender os caminhos possíveis para aplicação da Lei.
Com o intuito de promover um diálogo aberto e participativo sobre o tema, a audiência contará com a presença da categoria, que enfrenta diariamente as dificuldades e ausência de direitos trabalhistas.
“Diante da importância da participação social na construção de políticas públicas para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população, o convite também se estende a todas e todos os cidadãos, organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas e demais interessados em contribuir com suas ideias, experiências e sugestões”, diz a vereadora Laina.
Câmara Municipal de Salvador
(Foto: VC)